Três moradores de Blumenau e Itajaí fizeram uma escalada inédita em uma das chamadas rochas Soldados Sebold, em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. Para concluir a aventura, foram necessários três dias de “preparação”: subidas diárias para verificar como vencer os cerca de 100 metros de desafio.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
Os montanhistas Carlos Souza, o Bebeto, Henrique Krueger, de Blumenau, e Rodrigo Vaz, de Itajaí, já acumulam feitos de arrepiar os mais medrosos, mas quiseram uma nova missão. Eles aproveitaram o feriado do dia 16 para chegar no cume até então intocado de uma das torres dos famosos Soldados de Sebold, formação rochosa que atrai semanalmente a visita de centenas de campistas em Alfredo Wagner.
Com uma vista exuberante, ao lado de uma das nascentes do Rio Itajaí-Açu, o trio precisou de três dias de investidas, subindo diariamente a íngreme trilha que dá acesso aos paredões rochosos.
— O trajeto da escalada ficou bastante heterogêneo, misturando diversos estilos e técnicas até alcançar o topo. Fixamos algumas proteções na rocha e utilizamos muitas peças denominadas “móveis” para evitar grandes quedas — conta Henrique.
Continua depois da publicidade
Além desta, em outra torre que forma os “Soldados de Sebold” há outras duas vias de escalada, uma delas aberta em 2021 por Carlos, acompanhado de outros dois escaladores.
O local
Os “Soldados Sebold” são formações rochosas de arenito no Campo dos Padres. É ali que corre cristalino e cercado por árvores o Rio Lajeado.
Leia também
Mulher escapa da morte em Pomerode após vizinhos ouvirem gritos de socorro
Oktoberfest Blumenau procura espaço para instalar o parque de diversões
Animais ameaçados de extinção chegam a zoobotânico de Brusque