Moradores do bairro Rainha, em Araquari, estão desde a última quinta-feira (23) com casas e a rua alagadas por conta das chuvas. Após os estragos, a água segue sem escoar na região, que fica próxima à BR-101. A situação foi reportada pelo Jornal do Almoço, da NSC TV, nesta segunda-feira (27). 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Ao todo, são duas casas submersas. Por isso, os moradores precisaram abandonar os imóveis e, agora, utilizam barcos para salvar roupas e se locomover para alguns locais. Apesar disso, são diversos os prejuízos, incluindo a perda de móveis e a morte de animais de estimação. 

Maria Aparecida Ramos mora no local há 43 anos e diz que isso nunca aconteceu, mesmo com um córrego no final da rua. Ela ressalta que a casa foi tomada pela água e esgoto em vinte minutos de chuva. 

— O cheiro é muito forte e ruim, inclusive à noite. Os parentes, meus vizinhos, perderam muita coisa — critica. 

Continua depois da publicidade

De acordo com Jaime Gregianin, secretário de Planejamento Urbano de Araquari, o sistema de drenagem não suportou a quantidade de chuva. Após os estragos, uma retroescavadeira abriu uma vala no Km 70 da BR-101, sentido Norte, para escoar a água. 

Ele cita que o córrego, de 1,5 metro de largura, sofreu obstruções e a água avançou em direção às casas. 

Por nota, a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a pista, diz que as obras externas prejudicaram o tráfego da água na marginal e o prazo para encerrar as obras é de 72 horas.

Chuvas em Araquari

Na última quarta (22) e quinta-feira (23), Araquari registrou problemas por causa das chuvas. Cerca de 15 ruas e 40 casas ficaram alagadas, todas nos bairros Rainha, Itapocu e Morro Grande.

Continua depois da publicidade

Um buraco se abriu na marginal da BR-101, próximo do Km 70, sentido Norte. O trânsito ficou interditado por conta da cratera. A previsão é de que, até o fim do dia, o transito seja liberado no local.

A cidade registrou 150 milímetros de chuva em menos de cinco horas, o equivalente ao volume esperado para todo o mês de março. As aulas foram suspensas em duas escolas e dois CEIs. 

Bombeiros Voluntários, Defesa Civil e equipes da Secretaria de Infraestrutura e Assistência Social foram acionadas para atender pessoas nas casas atingidas.

Leia também

Rodovias do Norte de SC serão interditadas para veículos pesados durante feriados

Marcos Frota, do Mirage Circus, celebra espetáculos em Joinville: “Muita criança e família”

Continua depois da publicidade

Paixões estampadas na bandeira: conheça o uruguaio sócio-torcedor do JEC há 26 anos