Moradores da zona Sul relatam que estão sem água em casa desde de domingo (16) em Joinville. Em algumas regiões, a água tem voltado aos poucos às torneiras, mas o abastecimento segue comprometido ainda nesta manhã de quinta-feira (20). 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Marinês Rosa, que mora no bairro Jarivatuba, conta que enfrenta o problema desde o início do fim de semana. Ela diz que, para cozinhar e suprir outras necessidades básicas, teve de pedir um caminhão pipa. 

— Não tem uma gota na torneira, em plena onda de calor — reclama. 

A moradora ainda diz que chegou a tentar contato com a Companhia Águas de Joinville, para entender a situação, mas diz que não foi atendida. Com relação a isso, a prefeitura informou que a procura por telefone está grande e que, por este motivo, a companhia dobrou a equipe de atendimento, mas nem isso tem sido suficiente. 

Continua depois da publicidade

Adalgisa mora no bairro Paranaguamirim e também lida com a falta de água desde domingo. Ela conta que, para economizar o que ainda resta na caixa dágua, tem acumulado as louças na pia e reduzido os banhos. 

— Estou indignada. O povo do bairro pede socorro — relata. 

Moradora está sem lavar louças e reduziu banhos
Moradora está sem lavar louças e reduziu banhos (Foto: Arquivo pessoal)

O que causou a falta de água

Em nota, a prefeitura informou que a falta de água foi causada devido a sete vazamentos, incluindo alguns não visíveis, em diferentes ruas da região. Os bairros Adhemar Garcia, Fátima, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani e Ulysses Guimarães foram afetados. 

Além disso, segundo o município, o consumo de água foi muito acima da média durante o fim de semana, “o que já era esperado devido às altas temperaturas”. Na segunda-feira (17), o Centro de Operações identificou lentidão na retomada das reservas e iniciou os reparos nas ruas Monsenhor Gercino, Jarivatuba, Agulhas Negras e Suburbana. 

Em nota divulgada na terça-feira (18), a companhia já havia alertado que não seria possível prever o prazo para a normalização do abastecimento, isso porque foi identificado um novo vazamento na rua Suburbana. 

Continua depois da publicidade

– A identificação de vários vazamentos de grande proporção, concentrados na mesma região, se apresentou de forma atípica. Visando evitar contratempos ainda maiores, durante todo esse período, a Companhia Águas de Joinville fez o monitoramento diário de instituições de saúde, segurança pública e grandes condomínios, com o atendimento dedicado de caminhão-pipa – esclareceu a prefeitura. 

Segundo a empresa, o último conserto foi realizado às 4h desta quinta e, portanto, o sistema já foi restabelecido. A previsão é que, dentro de 24 horas, todos os bairros que ainda seguem afetados tenham o sistema de água normalizado. 

Leia também

Joinville tem 202 profissionais da saúde afastados para tratamento médico

Joinville abre agendamento de vacinação contra Covid-19 para crianças com 10 anos

SC estuda plano de contigência e descarta fechamento em meio a explosão de casos da Covid

Estado tem queda nos casos ativos de Covid-19 após 21 dias de alta

SC volta a ter a maioria das regiões com risco alto para Covid-19