Um grupo de 50 moradores da Vargem do Bom Jesus bloqueou a SC-403 na altura do Água Show Park por dez minutos na manhã desta quinta-feira. De acordo com Walesca Silva, moradora da comunidade, o ato era para pedir que a Secretaria Estadual de Infraestrutura modifique a obra das galerias de água que correm debaixo da rodovia.

Continua depois da publicidade

A reclamação das 60 famílias que moram logo abaixo do parque é de que durante o verão, a tubulação que sai direto do local desemboca em um terreno baldio no início da rua da comunidade. Em questão de 30 minutos, as casas são alagadas. Segundo Walesca, essa situação já aconteceu quatro vezes nos últimos quatro anos.

No projeto das galerias que correm embaixo da rodovia, a tubulação do parque se juntaria com a que recolhe a água da chuva da própria SC-403. As duas desembocariam na mesma rua, aumentando em duas ou três vezes a vazão de água no verão.

– Só queremos que a água desvie. Não queremos o quinto alagamento na nossa comunidade – comenta Walesca Silva.

Continua depois da publicidade

O engenheiro responsável pela obra na SC-403, Ivan Amaral, afirma que o projeto da tubulação que recolhe a água já foi revisto. Essa água será desembocada diretamente no Rio Tapaquara, em Canasvieiras. Mas de acordo com o engenheiro, a mudança da tubulação que vem do parque aquático não é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura.

– Nós entendemos a reivindicação deles e a tubulação que causaria o problema extra foi revista. Mas não compete a nós a que já causa problemas. Isso é uma questão de macro-drenagem, é um plano muito maior – explicou.