Os moradores da Rua 1º de Janeiro, na Itoupava Norte, em Blumenau, estão usando a terça-feira para limpar imóveis atingidos pela enchente e calcular prejuízos. A via é a terceira da cidade a ser inundada e fica alagada quanto o nível do Rio Itajaí-Açu chega a 7m65cm, segundo a cota de enchente divulgada pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

>> Pancho: Régua da Ponte de Ferro não passa informação certa

O pedreiro Orgacir de Matos é um dos que está trabalhando para colocar tudo em ordem. Ele tem um imóvel na via e usa a parte inferior para alugar. A casa dele, no segundo piso, não foi atingida pela água, mas a área que ele aluga ficou com 1m50cm de água.

– É muito barro que fica aqui dentro. Aí tem que limpar. O prejuízo é a pintura que estraga, alguns móveis que não conseguimos tirar – conta.

Matos vive no local há 13 anos e já vivenciou algumas enchentes. Ele observa que, quando há perigo de enchente, todos os vizinhos se ajudam para que os prejuízos sejam menores.

Continua depois da publicidade

– Todo mundo se ajuda. A gente conseguiu tirar as coisas dos meus inquilinos, só de um rapaz que não conseguimos tirar.

O nível do rio está baixando lentamente. A previsão é que às 16h desta terça-feira atinja 6m50cm. Na região central da cidade, comerciantes que retiraram mercadorias e móveis aproveitam a terça-feira para reorganizar as lojas.

Apesar de ter sido uma enchente que durou pouco tempo, a prefeitura estima que o prejuízo nos setores público e privado seja de R$ 45 milhões. A cidade decretou situação de emergência na segunda-feira.