Há 20 anos morando na Praia Brava, em Itajaí, Luiz Fernando Pereira, 46 anos, já perdeu as contas de quantos verões passou com as janelas de casa fechadas para evitar a poeira. Conforme levantamento da Secretaria de Obras, atualmente nove ruas das imediações da Avenida José Medeiros Vieira ainda não possuem pavimentação. Mas a intenção é mudar essa realidade até o fim do ano que vem.
Continua depois da publicidade
A rua onde o bancário Luiz Fernando mora, Demétrio Isidoro Cardoso, é uma das que deve receber pavimentação ainda neste ano. Enquanto isso, ele convive diariamente com a poeira. Nos fins de semana e dias de calor, quando o fluxo de veículos é maior na região, ele e a esposa não vencem em limpar o quintal.
Dentro de casa a limpeza ocorre quase que diariamente e abrir as janelas é coisa rara. O bancário lembra que o filho de 15 anos nunca soube o que é viver lá fora de tanta poeira.
Na semana passada, começou a pavimentação das ruas Doca Rebello e Carola Coelho. A obra, segundo o secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto, está em fase de drenagem e deve ser finalizada logo. Além disso, a rua onde mora Luiz Fernando está em processo de licitação para ser pavimentada.
– Já mandamos o projeto executivo para o jurídico analisar e depois disso pode ser feita a pavimentação – explica.
Continua depois da publicidade
Com isso, de acordo com levantamento da secretaria, ficarão faltando seis ruas para serem pavimentadas na região, a maior delas é a Renato Merlin Cunha, paralela à Avenida José Medeiros Vieira.
A intenção do município é concluir as obras em todas até o fim do ano que vem. Quem estabelece o cronograma de prioridades é a prefeitura levando em consideração as ruas com o maior número de residências.
A pavimentação com pavers (peças pré-moldadas de concreto) faz parte do programa Plandeturis, iniciado na Praia Brava em 2008. O projeto tem como finalidade realizar melhorias de infraestrutura no bairro usando o que é arrecadado em impostos ali.
Por meio desse programa foram pavimentadas a Avenida José Medeiros Vieira e a Rua Delfim de Pádua Peixoto, algumas das principais dos bairros, além de vias transversais, segundo a secretaria.
Continua depois da publicidade
Rede de tratamento do esgoto
A pavimentação das ruas também contempla a rede pluvial, para captação de água da chuva, e nenhuma casa terá esgoto ligado na rede. O município quer finalizar neste ano a rede coletora de esgoto da Praia Brava. Com isso, dependerá apenas do aval do Semasa para que as residências possam se conectar à nova rede.
* Sugestão do leitor Luiz Fernando Pereira