Através de uma petição online, moradores da rua Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, pretendem pedir às autoridades a instalação de lombadas, principalmente no trecho que fica nas proximidades do residencial Andramar. De acordo com Hariadne Batista, que idealizou a petição, o excesso de velocidade causa acidentes constantes no local.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

– Moro bem no ponto em que ocorrem acidentes. Nesse local o pessoal abusa muito da velocidade. Todo mundo está preocupado porque cada vez tem mais. Na última semana, teve um acidente de moto. Já causou prejuízo nos portões dos vizinhos, mas isso é o de menos. O pior é se morre alguém – opina a moradora, que lembra que já ocorreram acidentes graves no trecho.

A petição online tem cerca de 50 assinaturas. Nesta semana, Hariadne começa a distribuir também cópias do abaixo-assinado em papel nas residências e comércio da rua. Associações também receberão o documento. A intenção é chegar a pelo menos 500 assinaturas pela internet e arrecadar o maior número possível no documento físico. Depois disso, o poder público será procurado.

Continua depois da publicidade

O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) respondeu, através da assessoria de imprensa, que ao receber a petição enviará engenheiros e fiscais para avaliar as condições do trecho. Depois disso, um estudo é feito que vai analisar a viabilidade de construção de lombadas. O Deinfra esclarece que não se trata de um processo rápido.

Construção de ciclovia é retomada

A prefeitura de Florianópolis informou nesta terça-feira que a obra de construção da ciclovia da Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, está sendo retomada e será concluída ainda no primeiro semestre. A obra foi parada em outras ocasiões por falta de recursos. Agora, a prefeitura garante que a conclusão está garantida no planejamento financeiro de 2016 com a entrada dos pagamentos do IPTU no início de março.

– Agora no início de março, receberemos o repasse de aproximadamente R$ 500 mil para finalizar a obra, garantidos através dos pagamentos do IPTU. Assim, conseguiremos terminar os 400 metros que faltam da ciclovia – afirmou o secretário de Obras, Rafael Hahne.

Continua depois da publicidade

Depois de pronta, quem passa pela região poderá aproveitar a estrutura que compreende passeio, ciclovia, paisagismo e nova iluminação, em uma extensão de 2,8 quilômetros, ligando o início do trecho principal da rua à rua Laurindo Januário da Silveira, no Porto da Lagoa.

O valor da obra é de aproximadamente R$ 4,5 milhões e envolve a execução de um aterro e 800 metros de muros de contenção, ciclovia com largura de 2,4 metros, com a calçada ocupando outros dois metros e, portanto, compondo no total 4,4 metros de área livre para passeio à beira da Lagoa.