Após as fortes chuvas que atingiram Florianópolis nos últimos dias, moradores da Lagoa da Conceição denunciaram através das redes sociais o vazamento de uma rede de esgoto na área da Caieira da Lagoa, uma região conhecida pelo lazer, prática esportiva e pesca.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

No vídeo gravado por um morador, é possível ver o esgoto que teria origem na Travessa Angela Chaves e na Servidão Aurélio Gama, escorrendo direto para a lagoa.

Assista o vídeo com o vazamento

De acordo com um levantamento feito pela Associação dos Moradores da Lagoa da Conceição (Amolagoa), os locais com maior incidência de vazamentos seriam os seguintes:

  • Travessa Angela Chaves;
  • Servidão Aurélio Garcia;
  • Avenida das Rendeiras início (logo após a cabeceira da ponte);
  • Avenida das Rendeiras meio (próximo ao restaurante Barracuda);
  • Avenida das Rendeiras (final, na curva para a Joaquina);
  • Ponta do Pitoco;
  • Rua Manoel Isidoro da Silveira (próximo ao Shopping Via Lagoa);
  • Acácio Garibaldi São Thiago (estrada geral da Joaquina);
  • Rua João Pacheco da Costa (em frente ao Caminho dos escravos).

Continua depois da publicidade

O presidente da associação, Kleber Pinho, conta que o problema “vai e volta”. O último registro de extravasamentos nas mesmas regiões teria acontecido no dia 28 de novembro de 2023, e teriam passado por soluções temporárias da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

— Perdemos um documento onde eram registrados os extravasamentos recorrentes e antigos (mais de 10 anos) porém, não eram feitos registros formais dos fatos. Então, com os recentes acontecimentos ocorridos no bairro, decidimos começar a registrar formalmente os fatos para montar um dossiê da frequência e pontos em que estas cenas se repetem no bairro — disse o presidente da Amolagoa.

Em nota, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, Casan, informou qual seria o motivo do vazamento e as medidas tomadas para solucionar o problema.

A Casan informa que uma equipe fez hoje vistorias e testes de fumaça na região da Lagoa da Conceição e constatou que a rede está operando normalmente. Os extravasamentos citados são causados por ligação irregular da rede pluvial na rede de esgoto. Depois de chuvas fortes, os tubos ficam sobrecarregados e extravasam. A Companhia vai intensificar ao longo das próximas semanas os testes de fumaça para verificar a existência de ligações irregulares. O morador com ligação irregular comete crime ambiental e será notificado, podendo ser multado caso não resolva a situação ou seja reincidente.

Continua depois da publicidade

Rompimento de lagoa de tratamento completa 3 anos

Nesta quinta-feira (25), faz três anos da enxurrada que atingiu o bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, causando o rompimento de uma lagoa de tratamento de esgoto da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que atingiu pelo menos 35 imóveis, arrastou carros e invadiu ruas.

Até hoje, a companhia trabalha para reparar os danos causados pelo acidente. Segundo o Corpo de Bombeiros, a inundação foi provocada pelo rompimento de uma lagoa de depósito de água proveniente da estação de tratamento da Casan, localizada próxima das dunas. Na época, a Servidão Manoel Luiz Duarte foi a área mais atingida.

Veja fotos do alagamento de 2021

Leia também

Rodovias federais de SC voltam a ter alta no número de mortes após quatro anos

Ferrari apreendida de R$ 5 milhões será leiloada pela Receita Federal