A segunda-feira foi de limpeza e contagem de prejuízos no bairro Itoupavazinha, em Blumenau. Um temporal e ventos de até 80 quilômetros por hora atingiram a região domingo à tarde e deixaram cerca de 40 imóveis parcialmente destelhados, segundo a Defesa Civil do município. O órgão também registrou seis árvores caídas em residências e várias outras em via pública.

Continua depois da publicidade

Armindo Amélio Zanella, 60 anos, é dono de um bar e uma oficina mecânica na Rua Frederico Jensen e teve os dois imóveis destelhados pelo vendaval. A semana começou com mutirão para limpeza e contagem do estrago.

– As madeiras eu até vou conseguir aproveitar, mas tem parte do material e as telhas que tem que trocar tudo. O prejuízo aqui é de uns R$ 10 mil – calcula.

Além do gasto inesperado, ele conta que ainda está sem água e luz e que os comércios têm que ficar fechados até que as condições mínimas possam ser restabelecidas:

– Caiu poste, arrebentou a caixa d’água, então hoje é só limpar e tirar entulho mesmo, porque teve muita coisa que voou por cima das outras casas, porta de quitinete que caiu, está bem complicado hoje.

Continua depois da publicidade

De acordo com Adriano da Cunha, diretor de Defesa Civil de Blumenau, desde ontem a Celesc e Secretaria de Serviços Urbanos trabalham para que a normalidade seja retomada na região. Além disso, as residências que foram destelhadas não sofreram danos na estrutura, porém algumas famílias deixaram as casas e se abrigaram com vizinhos e familiares devido ao retorno da chuva.

Cunha explica que não há dados exatos sobre a velocidade do vendaval que atingiu a Itoupavazinha, pois não há pontos de monitoramento na região, mas o Alertablu estima que os ventos foram entre 60 e 80 quilômetros por hora.

– Foi um núcleo intenso que passou por aquela região. A chuva não foi tão significativa, choveu cerca de 22 milímetros em uma hora, mas o pior foi o vento, que foi muito forte e causou os estragos.

O vento foi registrado pelas câmeras de segurança de uma residência na Rua Professor Gilherme Largura, uma transversal da Rua Frederico Jensen. As imagens mostram o vento atingindo nas árvores, casas e placas na região e foram compiladas por Felipe Luiz Dickmann.

Continua depois da publicidade

Assista o vídeo que mostra a força do vento que atingiu a região da Itoupavazinha:

Previsão de chuvas para toda a semana

O meteorologista Leandro Puchalski alerta que os próximos dias terão poucas mudanças em relação ao tempo. O vento em altitude que predomina sobre o Estado e traz umidade e nuvens deve permanecer em Santa Catarina com previsão de chuva a qualquer hora. As temperaturas seguem amenas para esta época do ano, ficando entre 24 °C e 26 °C em boa parte das cidades.

A partir de quinta-feira ainda haverá nuvens sobre o Estado, mas já permitindo aberturas de sol mais frequentes. Com o ar quente e úmido as temperaturas devem voltar a subir na quinta e oferece condição favorável à chuva dentro da característica do verão, ou seja, com pancadas passageiras.