Moradores do Norte da Ilha, em Florianópolis criaram um abaixo-assinado online para pedir por mais horários na linha que sai do Terminal de Canasvieiras e segue para o Terminal da Lagoa da Conceição, de número 840. Segundo o que diz a petição, os ônibus da linha estão sempre cheios, “com pessoas até nos degraus”. Pessoas que esperam a linha em algum ponto da Praia Mole, por exemplo, são pegas de surpresa e o ônibus nem sequer para, diz ainda o abaixo-assinado.

Continua depois da publicidade

—São R$ 3,50 cada viagem, não é pouco. O serviço deixa a desejar não pela estrutura dos ônibus, mas pela super desorganização, superlotação, horários insuficientes, viagem longa e sem necessidade de entrar na Barra da Lagoa, já que tem vários horários de ônibus pra Barra. Podem ainda criar uma linha de praia destino Canas/Mole— relata a petição online.

Qual a solução?

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis, estão previstos acréscimos de horários para a linha Tican-Tilag, para a temporada de verão. Sobre uma nova linha entre Canas e Praia Mole, a Secretaria informou que “atualmente a linha 840 – Tilag/Tican atende essa região. Colocando outra linha, haveria a sobreposição de linhas, onerando o sistema e aumentando a tarifa ao usuário”.

Continua depois da publicidade

Onde cobrar?

Embora o abaixo-assinado seja dirigido ao Consórcio Fênix, empresa responsável pelo transporte urbano em Florianópolis, questionamentos de novas linhas ou de mais horários devem ser feitos à Secretaria de Mobilidade Urbana. Conforme o contrato entre empresa e prefeitura, o Consórcio é obrigado a acatar as demandas pedidas pelo órgão municipal – que faz a análise da necessidade.

—Quando o usuário necessitar de um horário, o ideal é solicitar especificando qual a frequência necessária. Assim, a equipe técnica avalia a situação, adequando da melhor maneira—, informou a assessoria de imprensa da secretaria.

Os pedidos devem ser encaminhados por meio da ouvidoria, no endereço http://www.pmf.sc.gov.br/ouvidoria/ ou pelo telefone (48) 3324-1517.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis