O que antes era um espaço largado à ação do tempo, com mato, lixo e animais como ratos, agora é uma área de lazer dedicada às crianças da comunidade chamada Buraca, que fica no bairro Barreiros, em São José. O espaço foi feito com as mãos dos próprios moradores e será inaugurado amanhã. A festa terá direito a pão com linguiça, suco, refri e um torneio de futebol para a molecada.
Continua depois da publicidade
Sem um espaço adequado para brincar, pois não havia nenhuma área de lazer naquela região de Barreiros, a gurizada da Buraca jogava bola e empinava pipa no meio da rua. Quando um carro passava, eles corriam. Enquanto isso, um terreno logo em frente, no fim da rua, chamava a atenção pelo abandono e pelo montante de lixo que se juntava ali.
— O dono do terreno tentou vender, mas não conseguiu. Então perguntamos se ele não podia emprestar a área para criarmos um parque para a comunidade, e ele acatou. Disse que podíamos usar. Então começamos a correr atrás de ajuda para fazermos a área de lazer. Batemos na porta de todos os comércios da região. Ainda bem que o pessoal me conhece e sabe que eu sou “pedichão” — brincou o morador e um dos idealizadores da iniciativa, Alexandre Rosa, de 44 anos.
Ele próprio nasceu e cresceu na Buraca e nunca teve a oportunidade de brincar num parquinho. Antigamente, o espaço era um banhado, onde também havia plantações de cana de açúcar. Hoje em dia, muitos se mudaram para a região por conta da proximidade com a Ceasa e a BR-101. Segundo Alexandre, que hoje encara também a vida na Câmara de Vereadores, cerca de mil moradores vivem na Buraca.
Continua depois da publicidade
De anos para cá, a comunidade, que já era carente, passou a sofrer com ações pontuais de tráfico de drogas e os moradores começaram a se preocupar com o futuro da criançada que brincava na rua.
— A gente quer ver eles brincando num lugar decente. Longe da venda de drogas, do crime. Esperamos que este espaço fique sempre movimentado, evitando este tipo de ação — observou o morador.
Materiais foram doados
A comunidade foi atrás e conseguiu madeira para fazer os brinquedos como gangorra, balanço e escorregador; também foi doada a tela para a quadra de futebol de areia, e outro comércio doou a tinta. Moradores se reuniram para limpar o terreno e fazer acontecer. O servidor Romualdo Elias Antunes, 49, por exemplo, saiu de Forquilhas ajudar.
Continua depois da publicidade
— Quando estou de folga, estou aqui, ajudando a pintar, limpar. Há cinco meses que estamos nessa. E sábado de manhã já estaremos aqui, prontos para assar uma linguicinha para o pessoal que chegar — revelou.
O aposentado José Carlos de Souza, 65, que mora na mesma rua da área de lazer, está contente com a iniciativa e espera que o bairro seja visto com melhores olhos. Para a inauguração do espaço, até as bocas de lobo da via estavam sendo limpas pela prefeitura ontem.
— A área de lazer só veio para melhorar a situação para todos — avalia o morador.
Ainda ontem, algumas crianças já se divertiam no espaço. O objetivo está se concretizando antes mesmo de sua inauguração oficial: nada melhor que uma quadra de areia para jogar uma pelada ou para se divertir soltando pipa.
Continua depois da publicidade
Quer coisa melhor?