Suzi era o animal de estimação da família Henning, que mora no bairro Tifa Martins, em Jaraguá do Sul. Na última quinta-feira, ela foi envenenada e morreu dentro do pátio de casa. Além dela, mais dez animais de estimação teriam morrido da mesma forma. Na sexta-feira, duas famílias, incluindo a de Suzi, registraram boletins de ocorrência buscando cessar esses crimes.

Continua depois da publicidade

Luciana de Fátima Henning, de 30 anos, dona de Suzi, conta que a cachorrinha estava havia nove anos na família e fazia quatro dias que ela havia dado à luz seis filhotinhos. Luciana explica que a cachorrinha costumava ficar solta no pátio durante todo o dia. A exceção ocorria quando Suzi dava voltas perto de casa.

– Ela era uma cachorrinha tranquila e não incomodava ninguém. Ela dava voltinhas curtas no bairro e agora, com o nascimento dos filhotes, saía poucas vezes de casa – conta Luciana.

Na sexta-feira, Luciana registrou um boletim de ocorrência na delegacia da comarca. Além de sofrer com a perda, a família não consegue apagar das lembranças a triste cena de Suzi se debatendo e espumando antes de morrer.

Continua depois da publicidade

Além de Suzi, outros dez animais teriam sido vítimas de envenenamento no mês passado. Silvia Aparecida do Carmo conta que, na última semana, sua gata estava entre as vítimas.

– Fiz o boletim de ocorrência para que a polícia possa achar quem está matando os animais do bairro – afirma Silvia.

O delegado Uriel Ribeiro diz que vai investigar o caso e que o boletim de ocorrência entra na lei 9.605, de crimes ambientais. A pena para o crime de maus-tratos contra animais é de até um ano de detenção e pode ser substituída por prestação de serviços comunitários e cesta básica. A punição aumenta de um terço a um sexto em caso de morte.

Continua depois da publicidade

Adoção

Os filhotes de Suzi estão sendo cuidados pela vizinha Patrícia Warmeling Batista. Ela conseguiu ajuda da Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra) com a doação do leite especial para filhotes. A Ajapra disponibilizará os três machos e três fêmeas para adoção. Informações pelo telefone (47) 9212-6683.