Moradores de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Barra do Sambaqui, no Norte da Ilha de SC, em Florianópolis, estão descontentes com os horários das linhas de ônibus rumo ao Centro da cidade e cobram uma posição da administração municipal. A alegação é que reclamações já foram feitas, mas a prefeitura ainda não apresentou solução.

Continua depois da publicidade

A moradora Magaly Papke afirma que a principal reivindicação é em relação à integração de horários dos ônibus no Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (Tisan). De acordo com Magaly, em horários pela manhã, no fim da tarde e durante a madrugada não há sincronia entre as linhas, e os usuários precisam esperar cerca de 30 minutos por um ônibus para a região central da cidade.

Os moradores do Norte da Ilha também pedem mais opções de horários durante os fins de semana.

— O problema se intensificou com as obras de pavimentação no Sambaqui, que provocou a mudança em horários das linhas e também nos itinerários. Já nos reunimos com representantes da prefeitura e do Consórcio Fênix, mas nada foi feito — comenta Magaly.

Ainda segundo ela, os moradores fizeram os primeiros contatos com a prefeitura no dia 20 de agosto e, no último dia 11 de setembro, entregaram um ofício à Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana com as reivindicações.

Continua depois da publicidade

Secretaria promete ajustes

O secretário-adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, afirmou na noite desta quarta-feira (9) que a pasta se comprometeu em cumprir a maior parte das reivindicações dos moradores durante uma reunião à tarde, sobretudo, as relacionadas a ajustes nos horários das linhas rumo ao Centro, para melhorar a sincronia no Tisan.

— Alguns horários serão ajustados em cinco minutos, outros em três minutos, para que o processo de integração ocorra. Parte deles, inclusive, já tinha sido alterada nos últimos dias, depois que as obras na região foram finalizadas. Agora, as novas mudanças devem começar a partir da próxima segunda-feira (14) — explicou o secretário-adjunto.

O secretário-adjunto também contestou que houve demora na resposta à demanda da comunidade por parte da prefeitura. Ele afirmou que a secretaria recebeu o ofício dos moradores há duas semanas e que, durante esse tempo, realizou estudos técnicos para verificar a viabilidade das mudanças propostas.

Manifestação nesta quinta-feira

Mesmo avaliando como positiva a reunião da tarde desta quarta, os moradores mantiveram a manifestação que estava programada para ocorrer nesta quinta-feira (10) para cobrar medidas da prefeitura.

Continua depois da publicidade

— Marcaram a reunião de ontem para hoje. Foram acordadas várias questões, mas fica difícil confiar que eles vão realmente fazer. Por isso, vamos manter a manifestação para amanhã (quinta-feira) — comentou a moradora Doris Gomes.

Os moradores pretendem se reunir às 17h, em frente ao Tisan.

Leia também

Parte do Terminal Cidade de Florianópolis é interditada; veja o que muda nas linhas de ônibus

Caminhão da Comcap derruba parte do Terminal Cidade de Florianópolis

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.