As obras começaram, porém, os acidentes não diminuíram. Os moradores que vivem nas proximidades do km 74 da BR-280, no trecho que liga os bairros Ribeirão Cavalo e Nereu Ramos, continuam assustados com o número de acidentes de trânsito que ocorrem no local. A rotatória, que começou a ser construída no ano passado para facilitar o acesso aos dois bairros, ainda não rendeu o efeito esperado, ou seja, de diminuir o número de acidentes.
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Para os moradores, a conclusão da obra é a esperança de um trânsito mais seguro perto de casa. Ontem, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que os trabalhos devem ficar prontos no prazo de 15 a 20 dias. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, o acesso do lado esquerdo já está asfaltado e concluído. Agora, a empresa Infrasul, responsável pela obra, aguarda a retirada de dois postes da Celesc para terminar o acesso pelo lado direito.
O trecho é considerado perigoso por parte da população. No último sábado, mais uma morte foi registrada no local. Um motociclista de 39 anos foi atingido por um carro quando passava perto da rotatória. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Foi o primeiro acidente fatal de 2015 neste ponto da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, duas mortes ocorreram na rotatória em 2014, além de outras duas em pontos próximos (entre os quilômetros 70 e 74). Se for considerar os acidentes sem óbitos, foram registrados 14 na rotatória e 41 nos quilômetros próximos.
_ Está cada vez pior. Na semana passada, um carro bateu e duas horas depois um homem foi atropelado. Poucos dias depois, um caminhão bateu. Continua sempre assim _ lamenta a moradora Terezinha de Melo.
Vivendo há sete anos em uma casa próxima à BR-280, no bairro Nereu Ramos, Terezinha já perdeu a conta da quantidade de acidentes que presenciou e feridos que socorreu. Ela só percebe que a situação piora e o número de acidentes aumenta. Para ela, uma das esperanças é que a conclusão da rotatória faça os motoristas pisarem no freio e terem mais atenção com a estrada. Mas mesmo com a obra, ela já pensa em mais alternativas: a instalação de um redutor de velocidade é uma medida que ajudaria no controle dos motoristas.
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_ Aqui é a reta na qual todos embalam, é um dos poucos trechos de reta depois de curvas. Se prestassem mais atenção não teriam tantos acidentes _ afirma.
Vizinha do outro lado da rodovia, Marli Finger sente a mesma insegurança. Eventualmente, ela precisa atravessar a BR-280 de bicicleta e a atenção para fazer a travessia é sempre grande.
_ Os motoristas são muito apressados. As obras não estão acabadas e deveriam ter mais atenção, mas parece que é o contrário.
Reinvindicação antiga
A rotatória da BR-280 é uma reivindicação antiga dos moradores. A obra começou no fim de dezembro de 2013 com a construtora Sociedade Mafrense de Engenharia, de Curitiba. A empresa, porém, decretou falência e interrompeu suas atividades em janeiro de 2014.
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Para agilizar a retomada das obras, o trecho será executado por um aditivo de contrato de manutenção e conservação da rodovia, com um orçamento de R$ 700 mil. A empresa Infrasul é a responsável pelo trabalho, que retomou os trabalhos em setembro do ano passado. Na época, o prazo indicado para a conclusão foi de quatro meses.