Em São Miguel do Oeste, uma moradora da cidade e a sogra perderam mais de R$ 12 mil no golpe do Pix. A ocorrência de estelionato foi registrada pela Polícia Militar nesta segunda-feira (19). A Polícia Civil alerta para contatos suspeitos e orienta como não cair na conversa de criminosos. 

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Na situação que causou prejuízo para as moradoras do Oeste catarinense, um homem ligou para a sogra da mulher e se identificou como funcionário de uma agência bancária. A nora relatou que tentou ajudar durante a ligação do banco. 

O criminoso teria passado um número de protocolo para realizar a instalação do aplicativo da instituição bancária. Também teria dito que precisava realizar a simulação de um empréstimo e transferência via Pix, pois, segundo o homem, a agência estaria com problema no sistema.

A mulher disse que simulou um empréstimo por solicitação do suposto funcionário do banco e também foram realizados quatro transferências por Pix. A primeira no valor de R$ 1,7 mil, a segunda de quase R$ 5 mil e outra de R$ 3 mil. A última foi de R$ 1,9 mil. 

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Golpe do PIX agendado é verdade? Entenda

Depois, a nora ainda fez um Pix de R$ 444 do celular da sogra, já que era a movimentação na conta dela. Na sequência, fez um Pix da própria conta no valor de R$ 444. 

Só depois de alguns instantes, as vítimas perceberam que tinham realizado um empréstimo de fato, e não apenas simulado a transação, e seis transferências bancárias. 

A guarnição da Polícia Militar confeccionou um boletim de ocorrência e anexou os dados das contas para onde o dinheiro foi transferido, orientou e liberou as vítimas no local.

Veja dicas da polícia para não cair em golpes

Mudar o limite do Pix

Trata-se de uma medida que visa diminuir possíveis prejuízos. Assim, a quantidade de dinheiro que pode ser movimentada de forma instantânea é menor. Dependendo do horário e da instituição bancária, crimosos podem tirar até R$ 35 mil em uma simples transferência.

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Segurança dos aplicativos bancários

Também é fundamental estar atento em relação alguns aspectos em relação à segurança dos apps bancários, principalmente no seu smartphone.

Nunca anote senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails ou outros locais no smartphone. Também não utilize o recurso de lembrar ou salvar senhas para navegadores e sites. Sempre faça o bloqueio da tela de início do celular. 

Cuidado com os dados pessoais

Nunca forneça dados pessoais ou realize atendimentos bancários de ligações recebidas no telefone. Caso seja urgente, ligue para o número do banco ou vá pessoalmente na agência.

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