Uma moradora de Blumenau recorreu à Polícia Militar após receber uma encomenda misteriosa da China. A mulher de 54 anos recebeu um pacote lacrado e com selo que indicava que a postagem ocorreu no país asiático.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
O caso ocorreu na manhã de sábado (7), na Rua José Reuter, no bairro Velha Central. A mulher relatou aos policiais militares que não havia feito nenhuma solicitação e que estranhou o recebimento da correspondência. Um boletim de ocorrência foi registrado e a encomenda foi recolhida pelos policiais.
Esse não é o primeiro caso de encomendas misteriosas da China para Santa Catarina. Em setembro, alguns catarinenses receberam “sementes misteriosas” junto de encomendas compradas pela internet. O primeiro registro ocorreu em Jaraguá do Sul, mas o caso ocorreu também em outros Estados e ainda está em investigação.
Na ocasião dos recebimentos das primeiras sementes, a Cidasc orientou as pessoas a não plantar e não descartar os materiais, mas sim entregá-las a unidades do órgão de pesquisa para investigação. A Cidasc alertou que poderia haver risco de contaminações, disseminação de pragas e doenças e também prejuízos econômicos e ao meio ambiente.
Continua depois da publicidade
> Golpistas que se passavam por bancários são presos em Blumenau
As autoridades dos EUA afirmaram que havia possibilidade de vendedores chineses estarem usando dados e endereços de consumidores americanos para fazer vendas falsas e, assim, aumentar a classificação positiva dos produtos em sites de compra.
> Antigo ginásio da Sulfabril em Blumenau vai virar espaço para eventos