Foram necessárias poucas horas para que a água subisse, invadisse casas e transformasse ruas em lagoas em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. A enchente que atinge o município desde quarta-feira (4) obrigou moradores a ficarem praticamente isolados enquanto aguardam a água baixar. 

Continua depois da publicidade

— Para sair agora, só de barco — conta Daiane Souza, moradora da capital do Alto Vale.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A autônoma é uma das centenas de pessoas atingidas com as cheias no município. Na tarde deste sábado (7), a água já atingia o andar debaixo da casa onde mora com a família no bairro Canoas. Na parte de cima, os cômodos ficaram abarrotados de móveis, retirados para que não fossem consumidos pelas cheias. 

A tática também foi adotada por Fabiane Tibes de Campos. A cabeleireira conta que mora há 10 anos na região e já presenciou ao menos seis enchentes nos últimos anos. 

Continua depois da publicidade

— Onde eu moro aqui sempre pega [água] até na altura da janela. Nós já tiramos todas as coisas aqui, colocamos em cima até por precaução — relata. 

Leia também: “Turismo” de enchente leva blumenauenses à beira do rio: “A gente fica apreensivo”

Kit enchente

Para o comerciante Adenir Branco, as cheias em Rio do Sul já fazem parte da rotina. Por conta disso, o comerciante criou um “kit enchente” para os momentos que a água sobe. 

— Posso dizer que nós estamos acostumados. Quer dizer… Acostumado não, porque nunca se acostuma, mas aqui já estamos nos prevenindo. Temos a bateira, temos os caminhões para tirar as bombas, nós vamos nos prevenindo — explica. 

Neste sábado, a água demorou uma hora para invadir o quintal. 

— Nós já tiramos tudo na parte de baixo e na parte de cima tiramos algumas coisas. Eu tenho o bote ali e consigo tirar mais algumas coisas que sobraram — enfatiza. 

Continua depois da publicidade

Leia também: Mapa interativo mostra áreas de Blumenau alagadas de acordo com o nível do rio

Barco é o principal meio de locomoção em Rio do Sul neste fim de semana (Foto: Luana Amorim, NSC Total)

Situação de enchente 

O município voltou a entrar no nível de enchente neste sábado. Conforme a Defesa Civil, o nível do rio estava em 8.88 metros por volta das 16h, o que caracteriza o fenômeno. Entre a madrugada e a manhã deste sábado choveu 43,8 milímetros.

Segundo o boletim divulgado pela prefeitura, há pontos de interdição por conta das chuvas nas seguintes ruas:

Passagem pela ponte da rua Wenceslau Borini, entre o Canta Galo e o Canoas – Ribeirão Ximbica

Acesso ao túnel da região central para os bairros Fundo Canoas e Progresso com alagamento. Dirija com atenção

Buraco na rua Joaquim Nabuco, entre a região central e o acesso ao bairro Eugênio Schneider

Alagamento na Estrada Boa Esperança no Fundo Canoas

Ao menos 866 pessoas estão nos 18 abrigos montados pela prefeitura. Outros também estão de prontidão para atendimento da população. Conforme o último balanço da prefeitura, a cota de inundação – que define o nível que o rio deve alcançar – está em 12 metros. Já a cota de alerta está em 13 metros.

Continua depois da publicidade

Leia também

AO VIVO: Veja o nível do Rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau

Cota de enchente nas ruas de Blumenau; veja a lista completa