Após três meses sem notícias do filho, de 24 anos, que vive na Flórida, nos Estados Unidos, uma moradora de Joinville vive um drama familiar. Carla Menezes, 54 anos, perdeu o contato com Guilherme Garcia, um dos quatro filhos e o único que vive fora do Brasil.
Continua depois da publicidade
:: Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
As poucas informações são transmitidas pelo Consulado-geral do Brasil em Miami. O que a família sabe oficialmente é que os dois filhos de Guilherme, de um e três anos, estão em um abrigo e que o acolhimento é provisório até que os pais cumpram uma medida estabelecida pela Justiça americana cujo motivo não foi revelado.
Guilherme vive na Flórida há quase sete anos, trabalha com construção civil e é casado com uma americana com quem teve os dois filhos. O rapaz foi morar nos Estados Unidos com a mãe em 2006. Lá ele completou o ensino médio e começou a trabalhar.
Continua depois da publicidade
Após dois anos morando com o filho e o marido nos Estados Unidos, Carla recebeu a notícia que sua irmã havia morrido e precisou voltar. A intenção dela era permanecer apenas alguns dias no Brasil. Porém, um problema de documentação interrompeu os planos da brasileira.
Carla teve o visto negado por um período de dez anos porque havia permanecido ilegalmente nos EUA. Desde então, nunca mais viu o filho. O contato continuou pelo telefone e pelas redes sociais.
Carla sabia que o filho tinha problemas com a mulher. Apesar disso, os dois aparentemente viviam bem. No final do ano passado, as coisas saíram dos eixos. O filho começou a pedir dinheiro repetidas vezes e a passar por dificuldades.
Continua depois da publicidade
– Ele me ligou (no último Natal) e disse que passaria a noite dentro de um carro porque não tinha onde dormir. Eu quase morri – contou, emocionada.
Carla enviou todas as economias ao filho e pediu para ele voltar ao Brasil. Ela chegou a alugar uma casa espaçosa e mobiliada na expectativa de que Guilherme, a mulher e os netos viessem embora. Após o telefonema na noite de Natal, Carla falou outras duas vezes com o filho.
Em um dos contatos, Guilherme contou que o setor de assistência social dos EUA havia levado as crianças. Desde então, convive com informações vazias e à espera de respostas. A angústia de mãe é compartilhada constantemente por meio das redes sociais.
Continua depois da publicidade
Carla Menezes não tem notícias do filho há três meses
Consulado presta auxílio à família
Durante a entrevista ao jornal “A Notícia“, o consulado brasileiro entrou em contato com Carla Menezes. O órgão procura intermediar um visto de emergência para que ela possa visitar os netos.
As crianças não podem ser trazidas ao Brasil porque há uma tentativa de resgatar o contato familiar entre os pais e as crianças. A mulher de Guilherme chegou a comparecer a uma audiência relacionada à situação dos filhos.
O jornal “A Notícia” tentou contato com o Consulado do Brasil em Miami no final da tarde desta quinta-feira, mas ninguém atendeu às ligações.
Continua depois da publicidade
– Vai fazer cem dias que ninguém tem notícias do meu filho. Onde está o meu filho? – pergunta Carla.
Mulher de Guilherme conversou com jornal brasileiro nos EUA
Jornais de comunidades brasileiras na Flórida divulgaram informações sobre o suposto desaparecimento de Guilherme Garcia. O Gazeta Brazilian News teria conversado com a mulher do brasileiro. À publicação, ela teria dito que estavam bem e que não sabia o motivo de ele não fazer mais contato com a mãe.
Os jornais também divulgaram que Guilherme chegou a ser detido no ano passado por causa de um suposto cheque adulterado. Com muito pesar, Carla confirmou a informação. O jovem brasileiro respondeu pelo delito e foi liberado após pagar fiança.
Continua depois da publicidade
– Seis meses atrás ele era um pai de família, sustentava até o sogro ex-combatente de guerra – lamenta a mãe.