A Polícia Federal deflagrou a Operação “Smurfingville” na manhã desta quinta-feira (17), em Joinville. O objetivo dessa ação é desarticular um esquema de lavagem de dinheiro. Os agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão emitidos pela Justiça Federal. O alvo foi uma moradora na cidade, envolvida no esquema.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As investigações iniciaram em 2022 para apurar um desvio de cerca de R$ 1,4 milhão de uma conta bancária, mediante fraude eletrônica, mas que acabou revelando uma estrutura organizada para a lavagem de dinheiro de diversos outros crimes.

Uma moradora de Joinville foi identificada durante a investigação por manter cerca de 40 contas bancárias. Através de pequenas transações financeiras, ela fracionava grandes valores provenientes de atividades criminosas, como extorsões, furtos e fraudes bancárias.  

A pulverização desses valores era realizada entre as diversas contas e ao final eram realizados saques fracionados ou transferências para terceiros. Essa prática, conhecida como “smurfing“, é frequentemente utilizada por criminosos na tentativa de dificultar a fiscalização pelas autoridades financeiras.

Continua depois da publicidade

Além dos mandados expedidos pela Justiça Federal, também foi cumprido um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Estadual de Santa Catarina em julho de 2023, no âmbito da Operação Caça-Fantasma, da Polícia Civil.

Foragida da justiça há mais de dois anos, a mulher presa hoje responde pelo crime de lavagem de dinheiro, cuja pena máxima pode chegar a 10 anos de reclusão.

*sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

MP move ação contra prefeitura de Jaraguá do Sul por problemas de acessibilidade em parques

Continua depois da publicidade

Motorista morre ao colidir contra árvore na SC-418, no Norte de SC

Jovens de 20 anos são presas com 30 quilos de cocaína na BR-101 em Barra Velha