“Dias de terror”. É assim que Cleide Kolm, moradora de Benedito Novo, descreve os últimos momentos vividos no município, especialmente na localidade de São João, área em que reside. A enchente provocada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade deixou marcas de medo e desespero em uma região que, segundo a Defesa Civil de Benedito Novo, foi a mais afetada pelo temporal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A jovem de 28 anos relata que tudo aconteceu muito rápido e a quantidade de água surpreendeu a população.

— Foi assustador porque o pessoal não sabia nem por onde começar. Foi uma tragédia.

Moradora de Benedito Novo há oito anos, Cleide comenta nunca ter presenciado situação semelhante na cidade. Ela conta que até mesmo as pessoas que já residem no local há mais tempo disseram ter sido a primeira vez que vivenciaram tamanho desastre.

Continua depois da publicidade

— Em questão de minutos, inundou todo o São João. Arrasou com tudo, a água tirou tudo das pessoas. Casas sendo levadas embora, pessoal só com a roupa do corpo. Não dá para explicar.

Por sorte, a residência da jovem não chegou a ser atingida pela enchente, pois Cleide mora em uma área elevada na região. No entanto, conta que as casas localizadas abaixo do morro em que reside não escaparam da força da água. Ela compara a situação vivida a um “cenário de guerra” e diz que cada um tentou salvar a própria vida enquanto todo o resto era perdido na enchente.

Nas redes sociais, a moradora também publicou um vídeo pedindo que as pessoas ajudem com doações para auxiliar a população de Benedito Novo. Durante a gravação, Cleide cita momentos de terror e sentimento de impotência ao avistar animais arrastados pela água.

— A gente viu gados sendo levados embora, cachorros… Todo tipo de bicho, porco, gato, galinha, pato, ganso. Tudo levado embora pela correnteza, não conseguiram se salvar.

Continua depois da publicidade

Agora, a população une forças para se reerguer e começar uma nova vida do zero. A palavra que prevalece é “solidariedade”, pois toda arrecadação é bem-vinda. A jovem moradora comenta que já conseguiu certa quantia através das redes sociais para prestar esse apoio àqueles que mais foram afetados pelas chuvas. Ela diz ter esperança de que, no final, tudo vai dar certo.

— Natal tá aí, final de ano tá aí, e não vai ser fácil pra ninguém. Mas, com um ajudando o outro, a gente já fica feliz.

Relembre

O forte temporal que atingiu Benedito Novo entre o fim da noite de domingo (4) e a madrugada de segunda-feira (5) provocou uma enchente na cidade. Vários pontos ficaram alagados e casas foram atingidas pela água. Segundo a Defesa Civil do município, a chuva caiu nas localidades de São João e Liberdade, no interior. Como consequência, o nível do Rio Benedito subiu rapidamente, o que causou a enchente.

O Centro e o Alto Benedito foram os bairros mais afetados. Nesta quarta-feira (7), mesmo após três dias, famílias permanecem isoladas e sem energia elétrica. A prefeitura estima que 200 casas foram afetadas e, agora, corre contra o tempo para refazer as pontes levadas pela água. O Corpo de Bombeiros também usa um helicóptero para garantir a entrega de comida, água e remédios para quem está sem passagem por terra.

Continua depois da publicidade

*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Benedito Novo ainda tem famílias isoladas e sem energia elétrica três dias após enchente

Empresário tentou alertar vizinhos sobre enchente em Benedito Novo: “Foi rápido”