Um morador de Brusque, no Vale do Itajaí, ganhou as redes sociais nesta semana após sair por ruas da cidade com um “caminhão” de papelão. A réplica foi feita em uma bicicleta e o passeio, apesar de ter divertido a internet, causou transtorno ao trânsito e gerou reprovação por parte da prefeitura. O flagrante foi feito na terça-feira (25).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Brusque e região direto no Whatsapp.
Andersson Reys, de 27 anos, é o ciclista que construiu e conduziu o “veículo” até um posto de gasolina para abastecê-lo (veja o vídeo abaixo). A imitação tinhauma bicicleta na base, que após ser adaptada com estruturas de bambus, recebeu o molde do papelão por cima.
Andersson contou ao G1 que ele saiu de casa, em Brusque, e percorreu com a réplica do veículo cerca de cinco quilômetros, incluindo ruas e ciclofaixas da cidade. A ideia era gravar um vídeo para postar no canal dele no Youtube.
– Onde não tinha acostamento eu fui pelo asfalto mesmo, onde os carros estavam andando. Onde tinha ciclovia eu peguei a ciclovia. Teve algumas partes onde tinha semáforo que encostei atrás dos carros para dizer que era um caminhão – relembra Andersson.
Continua depois da publicidade
A brincadeira viralizou nas redes sociais, mas gerou alerta da prefeitura, que informou que o “caminhão” ocupou uma pista de uma avenida e de ruas da cidade, causando transtornos momentâneos no trânsito do local. Também afirmou que na legislação brasileira não há previsão para adaptações de bicicletas ou triciclos em vias públicas.
O artigo 255 do Código de Trânsito, porém, descreve como infração média “conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva”. Para este caso, a penalidade prevista é multa e remoção do veículo.
Orientação
A prefeitura de Brusque disse que o homem do vídeo não foi localizado pela Guarda de Trânsito.
“Caso seja visto por alguma equipe da GTB, o ciclista será orientado, apenas como forma educativa e de segurança, pois da forma que sua bicicleta se encontra (revestida de papelão) pode ocasionar um acidente por estar ocupando um espaço anormal na via para veículos de duas e três rodas”, informou em nota o diretor-geral do departamento da trânsito da cidade, Renato Bianchi.
Continua depois da publicidade
De acordo com a administração municipal, o departamento de trânsito entrou em contato com a procuradoria do município para saber sobre quais procedimentos legais poderão ser aplicados neste caso.
“O Código de Trânsito Brasileiro nem prevê esse tipo de ‘adaptação’ para bicicletas ou triciclos em via pública. A Diretoria de Trânsito entende que nos últimos dias o calor tem sido intenso, porém, esse tipo de conduta não é segura para os usuários da via pública. Caso, após orientação, não for sanada, a situação será repassada para a Polícia Militar para as medidas cabíveis”, conclui o departamento.
Caminhão de papelão em Brusque, assista
Leia também
Empresários de SC pedem “reação mais contundente” sobre verba das rodovias
Orçamento da BR-470 em 2022 não paga nem as desapropriações pendentes