Um morador do bairro Itoupava Central encontrou uma forma inusitada de pedir melhor atendimento na saúde pública em Blumenau. Vanderlei Cardoso foi à prefeitura e se accorentou no corrimão de um dos acessos à prefeitura na manhã desta terça-feira.

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Em nota, a Secretaria de Saúde nega que haja deficiências no serviço prestado no ESF Jackson Roberto Carl, em que Cardoso buscou atendimento. O morador, que se queixa de demoras em exames e consultas, teria sido atendido todas as vezes em que foi ao local, conforme a justificativa da prefeitura.

Uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tentou prestar atendimento a Vanderlei ainda na manhã desta terça-feira, mas como ele estava “lúcido e orientado”, conforme a nota, não foi constatado surto psicótico. Sendo assim, ele permaneceu no local.

Leia abaixo a nota divulgada pela prefeitura sobre o caso.

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

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A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau vem a público esclarecer fato acontecido esta manhã, envolvendo o cidadão Vanderlei Cardoso, que se acorrentou ao prédio da Prefeitura de Blumenau. Esclarecemos que o mesmo foi abordado por uma equipe especializada do CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) no local. A equipe encontrou o paciente lúcido e orientado, e constatou que ele não estava passando por surto psicótico, o que impede o CAPS de qualquer intervenção.Vanderlei alegou que queria chamar atenção com seu ato.

Ao que compete à Secretaria de Saúde em relação aos serviços prestados a este paciente, informamos que o exame de sangue solicitado pelo médico do ESF em 07/07/2015 e que teria agendamento apenas para daqui 60 dias, pode ser realizado com a mesma requisição em qualquer outro laboratório de exames que seja prestador de serviços da SEMUS, como o Santa Isabel, o Bluanálises e o Equipe, entre outros.

Em relação a um exame de Endoscopia pendente para o paciente em questão desde 2014, a Secretaria admite que tinha um problema em relação aos prestadores de serviço desse exame, mas que já foi resolvido. O exame, de caráter eletivo (sem urgência ou emergência) ainda deverá passar pela avaliação do médico regulador do sistema para que seja agendado.

O Senhor Vanderlei Cardoso é atendido no ESF Jackson Roberto Carl, na Itoupava Central. Apesar de suas reclamações e ofensas à equipe, já registradas pela mesma em duas ocasiões na Ouvidoria SUS, o paciente recebeu atendimento todas as vezes que buscou os serviços da Unidade de Saúde. Ainda, demais reclamações são em número irrisório, o que leva a acreditar que o Senhor Vanderlei possui um entendimento peculiar em relação a como deveria ser o funcionamento do posto. Como um serviço de atendimento à população em geral, não podemos permitir que a vontade de um indivíduo seja soberana perante os demais.”

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