A amizade que Maicon Bruns e Luiz Fernando têm fez o morador do Garcia se mudar temporariamente para a casa do amigo, na Itoupava Norte, também em Blumenau. O motivo? Maicon vive em uma rua cuja cota de enchente é de pouco mais de 9 metros. Com a projeção de que o Rio Itajaí-Açu possa atingir até 11 metros neste fim de semana, Luiz e a esposa mudaram a própria rotina para ficar de prontidão e ajudar o amigo a retirar os pertences de casa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Luiz e a companheira estão no imóvel desde sexta-feira (6). Maicon fez um “plano de contingência” para o caso de a projeção da Defesa Civil se confirmar. Para isso, acompanha as informações no site do AlertaBlu a todo momento e também tirou dúvidas ao ligar para o órgão de defesa pelo 199. Com o dique da Fortaleza, que tem a função de bloquear, por meio de comportas, o Rio Itajaí-Açu na foz do Ribeirão Fortaleza, ele está otimista com o cenário.

Rio Itajaí-Açu deve chegar a 10,2 metros em Blumenau na madrugada de domingo, diz Defesa Civil

Maicon e a parceira, grávida de oito meses, já deixaram um caminhão “reservado” com um amigo, basta ligar. Conseguiram também uma lona para erguer as coisas em uma parte mais alta do terreno e, mais um vez, contaram com a amizade para reforçar a quantidade de mão de obra na hora que for preciso.

Continua depois da publicidade

— Minha esposa sempre morou aqui e já perdeu tudo em uma enchente. Mas estamos olhando (as previsões) toda hora. Tem que ficar tranquilo, não adianta se afobar — opina.

Na residência mora o casal, cinco filhos e outro familiar. Mesmo de “casa cheia”, houve espaço para a solidariedade. Luiz e a mulher ficarão no local até vir a certeza de que o pior passou. Onde vivem não há risco de enchente e, assim, não pensaram duas vezes em estender a mão ao casal de amigos.

Leia mais

Enchente em Blumenau e Rio do Sul deve ser prolongada e Defesa Civil prevê 3º pico