Elídio Avi estava dentro da guarita do Residencial Morada das Nascentes I, na região Sul de Blumenau, quando viu a caixa d’água se mexer e decidiu sair correndo do local. Uma decisão acertada, segundo o morador, pois logo a estrutura foi atingida pela água do reservatório que desabou na manhã desta sexta-feira (7). 

Continua depois da publicidade

Ele conta que assim que foi para o lado de fora acabou sendo arrastado por cerca de 15 metros pela força da água. Por sorte, teve apenas ferimentos leves, recebeu atendimento médico do Samu e não precisou ser levado ao hospital.

— Se eu tivesse ficado lá dentro não estava aqui conversando agora. Destruiu quase toda a guarita — conta.

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

A caixa d’água que abastece cerca de 320 famílias do condomínio popular entregue em 2011 para famílias afetadas pela tragédia de 2008 foi ao chão por volta das 8h. Apenas Elídio ficou ferido. Segundo a Defesa Civil, não houve a necessidade de remover moradores do prédio embora a estrutura ficasse bem ao lado de uma das torres. 

Continua depois da publicidade

Também não haverá interdição, conforme a prefeitura. 

Guarita onde estava morador foi inundada, mas ele conseguiu escapar
Guarita onde estava morador foi inundada, mas ele conseguiu escapar (Foto: Patrick Rodrigues)

A água não chegou a entrar nos imóveis, pois tombou para o lado da garagem. Porém, três carros foram arrastados e outros chegaram a ter os vidros quebrados porque a brita da garagem foi levantada pela água e atingiu os veículos. Duas motos também ficaram danificadas. 

Uma equipe do Samae está no local e a prefeitura estuda como garantir o abastecimento dos moradores a partir de agora. O residencial também ficou sem luz porque um cabo da rede elétrica foi atingido pela estrutura.

Silvia Teresa Wirth, síndica do residencial, diz que há pelo menos três anos têm informado a Caixa Econômica Federal, responsável pela obra, sobre problemas estruturais na caixa d’agua como ferrugem e furos.

— Alguém olhe por nós. Somos esquecidos aqui. Eles pensam que somos animais — desabafa com lágrimas nos olhos.

Continua depois da publicidade

Contraponto

A reportagem do Santa fez contato com a assessoria de imprensa da Caixa Econômica para entender qual a análise do engenheiro que esteve no condomínio e o que deve ser feito a partir de agora. A assessoria informou que um engenheiro está indo ao local apurar a situação e ainda busca informações sobre as demandas do residencial. Confira abaixo nota na íntegra:

Com relação ao ocorrido no Residencial Morada das Nascente I, localizado em Blumenau, em 07/01, a CAIXA informa que trata-se de empreendimento construído e entregue pela construtora Bairro Novo Empreendimentos Imobiliários S/A, em 2011.

Assim que tomou conhecimento dos fatos, a CAIXA fez contato com a prefeitura e defesa civil, e foi informada que o município está providenciando solução para que as famílias não fiquem sem abastecimento de água.

Como forma de apoio, a CAIXA está encaminhando profissional especialista em estrutura metálica  para assessorar as autoridades locais na verificação das causas do ocorrido.

Continua depois da publicidade

Veja imagens do local

Leia também

> Operação em Blumenau mira lojas e camelôs e apreende 2 mil itens falsificados

> Tornado de categoria F2 atingiu Timbó com ventos de até 218 km/h, diz Defesa Civil

> Motorista que saía de festa atropela e mata trabalhador em Balneário Camboriú

> Teste de Covid-19 será oferecido em terminais de ônibus de Blumenau