Um morador de Mafra, no planalto Norte, levou um susto na manhã deste sábado (18) ao se deparar com uma onça parda dentro do terreno dele. Os bombeiros foram acionados, assim como a Polícia Militar, por volta das 10h20min. Após horas aguardando a chegada de um veterinário especializado em situações como essa, os socorristas conseguiram fazer com que o animal voltasse à mata por volta das 17h.
Continua depois da publicidade
Conforme o relato do 2° Sargento do Corpo de Bombeiros, Valter Miguel, a onça permaneceu tranquila na maior parte do tempo, deitada em uma pequena estrutura localizada aos fundos do terreno, que fica no bairro Vila Formosa, na Rua Escrivão Joaquim Alves de Lima. Como a visita inusitada gerou curiosidade nos moradores, a PM precisou pedir que ninguém saísse de casa para ver a cena de perto. Os vizinhos tiveram de fechar as portas e janelas para evitar uma possível nova invasão. De acordo com eles, há dias se ouvia o barulho do animal circulando pela região durante as noites.
Leia também: Brasil tem mais 211 mortes por coronavírus neste sábado e totaliza 2.352 óbitos

Um profissional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) também foi chamado, mas como a onça é adulta, todos ficaram receosos de tentar retirá-la sem os equipamentos adequados. Pela segurança dela e das pessoas, as equipes tentaram contato com alguém que soubesse lidar com um selvagem desse porte.
Sem conseguir encontrar um profissional em municípios próximos que pudesse auxiliar na ocorrência, o jeito foi pedir ajuda a Lages, conta Miguel. De helicóptero e com o intermédio da PM, o veterinário chegou por volta das 16h15min. Os bombeiros jogaram uma rede sobre o mamífero e o especialista usou uma zarabatana (a injeção fica dentro de um tubo, que é assoprado pela pessoa) para sedá-lo. Como ele tem o couro muito duro, a tentativa não deu certo.
Continua depois da publicidade
Leia mais: Confira a programação de lives do fim de semana em quarentena
O bicho rasgou a rede e fugiu para o terreno vizinho. A equipe deixou o animal correr em direção a uma vegetação às margens da via. Após pular alguns muros e cruzar a estrada, a onça voltou sozinha ao habitat natural dela.
— Em 30 anos de trabalho eu nunca tinha visto uma situação como essa. Nós ficamos apreensivos quando ela rosnou ao notar nosso cerco e tivemos a rede rasgada, mas no fim deu tudo certo e ela voltou para o lugar dela —, divertiu-se o sargento.
A espécie da onça é Sussuarana, mas raramente animais como esse chegam perto da área urbana, por isso gerou espanto em todos os profissionais envolvidos na missão deste sábado.