A vinda da rainha do pop ao Brasil está cada vez mais próxima. É neste fim de semana que Madonna sobe ao palco montado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para encerrar a turnê “The Celebration Tour”. Mas, não é preciso ir tão longe para encontrar a cantora. Isso porque, em Joinville, mora um dos maiores cosplayers da Madonna no mundo, tendo sido, inclusive, notado pela diva.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Para tornar-se mais parecido com a cantora, o cabeleireiro de 45 anos Rinaldo de Borba, ou Rinnaldy como é conhecido, já fez cirurgias plásticas no nariz e na pálpebra, preenchimentos, prótese dentária e até modificou os próprios dentes para ficar igual a cantora. 

Os segredos do vinho catarinense que encantou Madonna durante turnê ao Brasil

Rinnaldy afirma que nunca colocou na ponta do lápis o tanto que já gastou com a ídola, mas chuta que, em 30 anos como fã, o valor supere R$ 1 milhão. Porém, não são só os procedimentos que entram neste cálculo. Somam-se também os mais de 20 shows e todos os itens que coleciona.

Continua depois da publicidade

Conheça Rinnaldy

— As pessoas podem me chamar de louco. Eu vou me chamar de excêntrico. Acredito que as pessoas tem que viver aqui na terra colecionando momentos, histórias. Graças à Madonna, eu viajei o mundo inteiro — destaca o artista, que compareceu a shows em Portugal, Itália, México, entre outros países.

São anos de investimentos que já tiveram resultados. Somente neste ano, o cosplay joinvilense já foi convidado pela Warner Music para o “esquenta” do show do Brasil e, também, ações no Pão de Açúcar. Do Itaú, Rinnaldy ganhou um presente especial: vai assistir à apresentação do ícone pop em uma espécie de camarote, bem na frente do palco. O artista também foi convidado para escrever a introdução do livro “Madonna: 40 anos de vanguarda”, além de ter conquistado outros feitos.

O maior, porém, é ter sido notado pela diva. Em vários shows nos quais se fez presente, Rinnaldy “montado” de Madonna e a semelhança foi percebida pela diva, que acenou para o catarinense.

Continua depois da publicidade

Em outra ocasião, no show da Tour “Madame X”, em Portugal, o joinvilense participou de um leilão que vendia uma foto da ídola. A negociação foi feita diretamente com Madonna. Rinnaldy não deu o lance mais alto e, consequentemente, não levou o disputado item, mas seu cosplay chamou a atenção e rendeu uma troca de palavras com Madonna.

— “E você, lady”? [perguntou Madonna a Rinnaldy sobre o lance]. Tremi na base. Ela ter olhado para mim foi muito incrível — conta com brilho nos olhos.

Ainda assim, não é essa sua interação favorita com a ídola. O seu momento mais precioso foi pendurado em um enorme quadro na parede da sua sala. É a reprodução de uma publicação que Madonna fez nas suas redes sociais. A cantora postou uma foto em que Rinnaldy aparece de bruços, vestido com uma das icônicas roupas da rainha do pop.

A postagem causou confusão e em alguns sites chegaram a publicar a foto de Rinnaldy como se fosse Madonna, elogiando o “corpão” da diva que, na verdade, era do joinvilense.

Continua depois da publicidade

Veja itens colecionados pelo fã

— Como se tivesse ganhado na loteria. Uma sensação intensa. Carrego como presente pelo meu trabalho e esforço. Ainda hoje acham que naquela foto é a Madonna — ri.

Outro item bastante importante foi arrematado em leilão: o blazer feito pelo estilista Jean Paul Gaultier e usado por ela no clipe de Express Yourself.

—  Não revelo valores, mas foi bem considerável. Hoje ele tem um valor, mas daqui 20 anos vai ser minha aposentadoria — brinca.

Continua depois da publicidade

Transformação

E como cita o artista: há muito trabalho na transformação como Madonna. São três horas somente para fazer a maquiagem. Os looks, muitas vezes, podem demorar meses para serem finalizados.

— Me corporizar de Madonna é um trabalho longo. […] É pele, olho, trejeitos, dentes, cabelo. […] A mãe natureza não foi generosa comigo. Começamos pela pele, damos uniformidade. Logo depois, a caracterização dos olhos, que são muito expressivos. Os olhos da Madonna são únicos. E aí, a gente vem para desenho de nariz, boca, contorno facial. E aos poucos, a Madonna vai criando vida dentro de mim — explica o cosplayer.

Todo esse trabalho, porém, é apoiado por várias pessoas. Há ajuda para construir as roupas, um sapateiro que produz as peças no próprio pé de Rinnaldy, e também o marido, que acompanha o artista em todos os passos.

— Eu tento ajudar ele o máximo que eu posso. Eu não chego a fazer o figurino, mas sou detalhista e fico olhando os pequenos detalhes. Acompanho em viagens também e ajudo a vestir o figurino. Da forma que eu posso, eu tento ajudar — conta Claiton Brinkmann, marido de Rinaldo.

Continua depois da publicidade

Juntos há mais de 10 anos, Claiton ainda se surpreende com o companheiro. 

— Fico surpreso principalmente quando é algum figurino, assim, que é 100% igual ao dela. Fico surpreso e orgulhoso — relata.

Like a Virgin: a primeira vez de Rinnaldy marcou

A primeira vez que Rinaldo ouviu Madonna foi na adolescência, na década de 1990, e as músicas tocavam em uma fita cassete. Um amigo foi quem apresentou a cantora ao joinvilense. “Tenho uma nova diva”, teria dito o colega.

— Ser adolescente nos anos 90 era complicado, estava em busca de uma inspiração, uma heroína. Ainda mais um rapaz de classe média, gay, em uma cidade considerada do interior. Eu a vi com os espartilhos com cone, uma armadura, o batom vermelho e o microfone como arma lutando pelos gays, pelo feminismo, contra o racismo, várias lutas que eu também acredito — lembra Reinaldo.

A fita cassete que apresentou Madonna a Rinnaldy é guardada como artigo de luxo, emoldurada em um quadro pendurado na parede da casa.

Continua depois da publicidade

Foi também nessa época que o joinvilense se “montou” pela primeira vez para fazer um cosplay da cantora. O ato aconteceu em uma apresentação do grupo de jovens da igreja. Na ocasião, Reinaldo performou “Like a Prayer”.

— Eu vivo a Madonna há 30 anos. A essência da minha vida é a Madonna — destaca.

Casa “respira” Madonna

A paixão pela cantora não está só estampada no rosto ou nos figurinos de Rinnaldy, mas em tudo que o joinvilense se propõe a fazer, inclusive nas paredes do seu lar “Madônniko”. Entrar na sua casa é como estar em um museu dedicado à diva. 

Tudo começa na fachada, que é inspirada na residência em que Madonna cresceu, em Michigan, nos Estados Unidos, marcada pela decoração externa com tijolos à vista.

Ao passar pela porta há um corredor que leva ao estúdio do cabeleireiro, há quadros que mostram todos os shows nos quais o joinvilense já esteve presente e recortes de jornais que contam sua história. 

Continua depois da publicidade

Logo no fim do corredor há uma prateleira que expõe as perucas inspiradas nos penteados usados pela rainha do pop, todas feitas por Rinnaldy. Além de atuar profissionalmente como cabeleireiro, ele trabalha com a produção de perucas para mulheres com câncer desde que a mãe foi diagnosticada com a doença, há anos. 

No ateliê onde produz as peças há mais Madonna com exposição de looks, quadros, posters e muito mais. Até no banheiro a diva está presente. Lá é guardada uma réplica da roupa usada pela cantora estadunidense na MDNA World Tour. Em um quadro de acrílico há um “livro proibido”, trancado com um cadeado e que contém em seu interior fotos sensuais da diva.

— Cada espaço conta uma história. Desde o corredor das lembranças, os estúdios da perucas, meu banheiro, que é peculiar. Tudo respira Madonna — destaca.

Veja a casa e looks do artista

Continua depois da publicidade

De volta ao salão do estúdio estão manequins com mais réplicas de looks usados por Madonna. Entre eles o icônico vestido branco de “Like a Virgin” e, também, um dos modelitos usados em um dos atos da “The Celebration Tour”. Todos os detalhes das roupas são milimetricamente estudados para deixar as réplicas exatamente iguais às originais. Ao todo, já foram mais de 40 figurinos da Madonna reproduzidos pelo artista.

Por conta dos inúmeras peças que coleciona, o artista afirma:  

— O que alguns chamam de estúdio, museu, eu chamo de lar. Minha casa e eu tenho a maior paixão, apreço por esse espaço e sonho fazer algo maior para os fãs fazerem visitação — conta.

Like a Prayer

Outro item importante no estúdio é o pequeno “altar” onde a “Santa Madonna” é cultuada pelo fã. A estátua da diva foi desenhada e esculpida pelo próprio Rinnaldy. Ao redor dela, estão vários itens que simbolizam passagens na vida da rainha do pop. Por conta dos detalhes, foram um ano e três meses para finalizar a obra.

— Ela foi esculpida por mim, à mão. É porcelana fria, em cima de um globo de espelhos, lógico, porque ela é a rainha do pop. Cada elemento dentro compõe uma história na vida da Madonna, desde ela saindo de Nova Iorque com 35 dólares, toda a discografia, os seus trabalhos mais icônicos. Homenagem e agradecimento por toda a arte que ela faz. A arte é vida e a nossa vida é Madonna — recita.

Continua depois da publicidade

Express Yourself

São trinta anos vivendo Madonna, com milhares de reais gastos, mas principalmente, muitos países visitados, encontros, encantamentos. Sendo um dos maiores cosplayers da rainha do pop no mundo, a arte do joinvilense é celebrada e ele é mundialmente conhecido.

Nos shows do México, nos quais esteve presente, tirou fotos com diversos fãs, que ficaram boquiabertos com sua semelhança. Rinnaldy afirma que o principal pagamento pelo trabalho são as memórias, as vivências e, também, os momentos em que outros fãs olham para ele e se emocionam. É aí que se sente como se tivesse cumprido com sua tarefa. 

E, além de ver a alegria dos outros com sua arte, se sente feliz consigo mesmo por tudo o que construiu. 

— Rinaldo de 15 anos está satisfeito com o caminho que trilhou. Quando você está satisfeito com o caminho, a felicidade vem — diz.

Continua depois da publicidade

Com centenas de memórias, peças e shows, ainda há espaço para mais. Sobre o que ainda quer conquistar como fã e cosplay da rainha do pop, Rinnaldy afirma: “uma foto dela comigo é o que falta, mas como disse, os sonhos são feitos para serem realizados”, finaliza.

Qual música de Madonna é a sua preferida? Vote na enquete!

Opa! Não conseguimos encontrar o seu formulário.

Leia também

As músicas esquecidas dos anos 70 que você merece ouvir outra vez

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

FOTOS: O resort exclusivo em Santa Catarina que já hospedou Beyoncé e Paul McCartney