Um jovem que morava em São José, na Grande Florianópolis, é preso em flagrante por tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na noite de quinta-feira. Ele transportava pelo menos dois quilos de cocaína, dividida em duas malas e uma frasqueira.

Continua depois da publicidade

Os agentes da Polícia Federal (PF) desconfiaram do comportamento do rapaz, de 22 anos, que teria ficado muito nervoso ao passar pelo check-in e o chamaram para uma entrevista de rotina. Na abordagem, perceberam que ele havia fumado maconha e apresentava informações contraditórias sobre a viagem.

– As atitudes dele no check-in fizeram os policias federais desconfiarem. Foi retirada a roupa de dentro das malas e o raio-x apontou o indício de coloração de substância orgânica em um local da estrutura que não é normal – explica o chefe do núcleo de polícia aeroportuária do Salgado Filho, delegado José Antonio Dornelles de Oliveira.

A droga estava escondida em canaletas das laterais das bagagens e será periciada. Como a cocaína estava incrustada na estrutura das malas, ainda não se sabe a quantidade exata. Em depoimento, o suspeito falou que carregava cerca de dois quilos.

Continua depois da publicidade

Ele teria vindo de Florianópolis na quinta-feira e embarcaria para Lisboa, em Portugal. De lá, partiria para o Aeroporto Paris Orly, na França, onde possivelmente encontraria o receptor. O jovem estava com passagem de volta marcada para o dia 20 deste mês.

Nascido em Ji-Paraná, em Rondônia, o jovem era usado como transportador de droga (mula) de um grupo organizado que leva droga para o Exterior. Ele será encaminhado ao Presídio Central de Porto Alegre. A Delegacia de Entorpecentes deve investigar a origem da droga.