O homem acusado de assassinar um jovem de 17 anos no Centro de Florianópolis passa por julgamento nesta quinta-feira (7). Jonas Martins Vieira era uma pessoa em situação de rua que vivia na Capital e responde pelo homicídio do adolescente. O crime ocorreu há exatamente um ano, em 7 de novembro de 2023, na região do Largo da Alfândega.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O júri popular começou às 9h e acontece no fórum da Capital. O julgamento teve depoimento de cinco testemunhas e do acusado no período da manhã. A sessão parou para almoço por volta do meio-dia, mas terá sequência à tarde.

Segundo o relatório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o acusado teria matado o adolescente com golpes de faca. A vítima estava com outros dois amigos, brincando com uma bola de futebol após sair da aula. O morador de rua teria implicado com o grupo do jovem e constrangeu a amiga do jovem com falas de cunho sexual. A situação causou uma briga entre Jonas e os adolescentes.

Ainda conforme a acusação, Jonas teria aguardado a vítima se despedir dos amigos e ficar sozinha para se aproximar e atingi-lo com golpes de faca. A arma atingiu o tórax da vítima.

Continua depois da publicidade

Segundo o MPSC, o crime teria ocorrido por motivo fútil e o ataque ao jovem teria sido “absolutamente desproporcional”, dificultando a defesa da vítima. Ele ainda teria calculado a ação, por ter esperado o adolescente ficar sozinho para abordá-lo novamente e desferir as facadas.

A vítima era um jovem estudante do Instituto Estadual de Educação. Ele estava no terceiro ano do Ensino Médio.

Contraponto

A defensora pública Fernanda Mambrini Rudolfo, que representa o réu, afirma que a defesa não pediu a absolvição do acusado, mas uma “desclassificação”. Na prática, isso significa que a condenação ocorra por lesão seguida de morte, porque segundo ela não havia o dolo (intenção) homicida no ato que levou à morte da vítima.

Leia também

Adolescente de 17 anos é assassinado após sair da escola com amigos em Florianópolis

Quem era o adolescente morto após sair da escola com amigos em Florianópolis: “Mudou nossas vidas”

Homem que matou prima para vingar a morte do irmão é condenado em SC