Um morador de Porto Belo investigado pela Polícia Civil por apologia ao nazismo teve o computador, o celular e o pen drive apreendidos em uma operação policial nesta quinta-feira (11). Durante as buscas, apesar de evitar falar, o jovem confirmou ser admirador de Adolf Hitler, segundo a polícia.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
A investigação teve início há um mês, e a polícia apurou que o suspeito vem publicando nas redes sociais conteúdos com apologia ao nazismo desde a metade da adolescência. Ele está com 18 anos.
Ainda de acordo com a polícia, o investigado é suspeito da prática de stalking ou crime de perseguição, e durante a adolescência teria agredido uma professora com um soco na boca dentro da sala de aula, além de não aceitar ter aulas com um professor negro.
> Número de grupos neonazistas em SC cresce 158% em 18 meses, diz pesquisadora
Continua depois da publicidade
No Brasil, a lei nº 7.716, de 1989 prevê como crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, bem como outras formas de divulgação do nazismo.
O delegado responsável pelo caso, Arthur Lopes, conta que não houve prisão porque não houve flagrante, mas reforça que a investigação continua.
Os aparelhos apreendidos agora serão analisados pela Polícia Civil.
Opinião: Casos de apologia ao nazismo em SC não são isolados
* Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Busto de Hitler: venda de objetos nazistas gera denúncia em cidade de SC; veja
Continua depois da publicidade
Dia em Memória das Vítimas do Holocausto: cinco obras para ler em 2022
Obra da Prainha, em Blumenau, alaga de novo e prefeitura decide alterar projeto
Raros em praias, golfinhos-listrados são encontrados mortos no litoral de SC