Um morador de Joinville que teve a casa atingida por um muro narrou o susto que viveu com a família na noite de quinta-feira (11). O caso aconteceu na Rua Alvin Amandio, no bairro Paranaguamirim, zona Sul da cidade. Valdir Junco diz que a estrutura, formada por pedras, caiu em cima do imóvel e deixou a família ilhada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
FOTOS: Chuva causa alagamentos, interdita casas e deixa famílias desabrigadas em Joinville
Valdir mora em uma lateral da Rua Monsenhor Gercino e, na região, três casas precisaram ser interditadas. A do idoso foi a mais afetada porque fica em uma via mais baixa. O muro que atingiu a estrutura de madeira veio de cima e foi arrastado pela enxurrada.
VÍDEO: Carro é engolido por cratera e Araquari tem chuva de uma semana em meia hora
Continua depois da publicidade
— O susto foi grande. Nós estávamos tudo dentro de casa, com aquela chuvarada que estava dando relâmpago. A minha filha mora na casa de trás, com minhas duas netas e meu genro, aí o muro começou a cair, deu um “barulhão” e foi tudo despencando. Começou lá da primeira casa, passou pela segunda e veio pra terceira, que é a nossa — relatou em entrevista à CBN Joinville.
A casa foi invadida por muita terra, água da chuva e lama. Os entulhos trazidos com a força da água trancaram o acesso à saída dos imóveis de Valdir e da filha e a família precisou improvisar uma passagem com tábuas para conseguir resgatar itens de necessidade, como roupas e documentos das crianças.
A mulher teve de pegar os filhos e ir se abrigar na casa de uma amiga da igreja, já que tanto a casa dela quanto a do pai foram interditadas. Nesta manhã de sexta-feira (12), a Defesa Civil foi novamente ao local e presta apoio aos moradores.
Em 35 anos que vive no mesmo endereço, o morador disse que nunca havia passado por um temporal tão violento.
Continua depois da publicidade
— Se vier mais uma chuva vai derrubar tudo aqui. Isso aqui tá um negócio muito perigoso — diz o morador.
Outros moradores do entorno também foram afetados, como é o caso de dona Janaína, que passava o lava-jato na casa para tirar toda sujeira do espaço. Ela diz que no momento do temporal, a família ficou em pânico.
— Escutamos os estrondos e foi tudo vindo abaixo. Era água por tudo quanto é lado, pensamos só em nos proteger — relatou.
Veja fotos dos estragos causados em Joinville
Continua depois da publicidade
Outros estragos em Joinville
A chuva que atingiu Joinville na quinta-feira (11) causou estragos na cidade, interditou casas e deixou pelo menos três famílias desabrigadas. De acordo com relatório da Defesa Civil, foram registradas 24 ocorrências no total, entre queda de muros e galhos de árvores, deslizamentos e alagamentos.
No total, quatro imóveis precisaram ser interditados no Paranaguamirim um na Rua José Moacyr no bairro Parque Guarani. Na ocasião, não houve registro de feridos, mas sete pessoas precisaram deixar os locais e se abrigar na casa de parentes e amigos.
As quedas de muro ocorreram nas ruas Faxinal (bairro Boehmerwald), Guaporé (bairro São Marcos) e Rua dos Astronautas (bairro Itaum). Além disso, mais de 40 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em Joinville. A luz faltou por volta das 18h de quinta e foi restabelecida na maioria dos pontos cerca de três horas depois. A situação mais crítica foi na região do Vila Nova, na estrada do Atalho, onde diversos postes caíram com a força do temporal.
Leia também
Fim de semana em SC começa com temperatura amena e chuva
Rodovia que liga o Paraná a Santa Catarina será totalmente interditada no fim de semana
Carrefour fecha unidade de Joinville, inaugurada há menos de dois anos