Um morador de Itapoá morreu de Covid-19 na espera por um leito de UTI no Norte de Santa Catarina. O comerciante Ivan Horning, de 40 anos, trabalhava em uma verdureira da cidade e estava internado no pronto-atendimento municipal, onde morreu no último domingo (28).

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Segundo a secretária da saúde de Itapoá, Janayna Gomes, o comerciante procurou a assistência médica, testou positivo para coronavírus e começou a ser tratado contra a doença com medicações.

Ela afirma que o município encaminhou um pedido de vaga em UTI, mas o caso se agravou e o paciente não resistiu.

– Contamos com alguns equipamentos mínimos de intubação e respirador em dois leitos, mas não há vagas para transferência. Está tudo colapsado na região.

Continua depois da publicidade

Ivan deixou a esposa e dois filhos. No perfil do comerciante no Facebook, uma mensagem de despedida foi publicada pela família como forma de homenagem. Muitos clientes e amigos comentaram lamentando a perda.

> Funcionária do Hospital São José morre de Covid-19 em Joinville

Mais pacientes de Itapoá na espera por leitos

A secretária explicou que Joinville não comporta mais pacientes em leitos de UTI e aqueles que precisam de vagas em leitos de enfermaria estão sendo transferidos para Porto União, no Planalto Norte.

– Eu preciso que vocês colaborem evitando aglomerações, usando máscara e, principalmente, tomando todos os cuidados nas suas casas e famílias – disse Janayna em um vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura.

> Março é o mês com mais mortes por Covid-19 em Joinville desde o início da pandemia

Na tarde desta terça-feira (30), Itapoá tinha dois pacientes em estado gravíssimo aguardando por vagas em leitos de UTI, um deles há mais de 100 (cerca de quatro dias), de acordo com a secretária. Outros seis esperavam pela liberação de leitos de enfermaria.

Continua depois da publicidade

Na última atualização do governo do Estado, no fim da tarde de segunda-feira (29), a região de Joinville tinha 125 pessoas na fila de espera por leitos de UTI.

Leia também:

> Joinville tem 367 casos de dengue confirmados em 2021; prefeitura alerta sobre novas variantes

> Mãe e filho morrem de Covid-19 em intervalo de três dias em Canoinhas