Chega ao quarto dia a falta de água em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina. Nesta temporada de verão, há cerca de 80 mil pessoas circulando na cidade conforme a prefeitura — o município tem cerca de 40 mil habitantes de acordo com o último senso do IBGE, de 2010.

Continua depois da publicidade

O vigilante e estudante Leone de Souza Soares, de 26 anos, conta que está desde o dia 31 de dezembro com problemas no abastecimento. Além dele, moram outras três pessoas na casa localizada no bairro Guaiuba: sua esposa, sua sogra e seu sogro.

Desta vez, nem a caixa d'água que costuma dar um alívio à família em casos pontuais foi suficiente para suprir o problema.

— A água parou e começou voltar um pouco no dia seguinte, dia 1°. Mas, no mesmo dia, foi diminuindo de novo e parou de vez — conta.

Ele acrescenta que nesta quinta-feira, voltou a ter água na torneira às 13h, mas às 18h já não havia mais. Soares relata que moradores dos bairros Roça Grande, Itapiruba, Guaiuba e Vila Nova estão com problemas na distribuição. Entretanto, conforme informado pela prefeitura, todos os bairros estão sendo prejudicados pela falta de água.

Continua depois da publicidade

Mas a situação não é nova. De acordo com Leoni, que mora há 20 anos no bairro, nos anos anteriores a temporada de verão no município também veio acompanhada da falta de água. Entretanto, segundo ele, não é apenas no calor que isso acontece.

— Às vezes no inverno também falta. Mas já teve temporada de verão que teve bem mais turistas e não chegou a faltar tanto quanto está acontecendo nesta — relata.

O abastecimento comprometido está afetando também os serviços públicos. De acordo com Leone, as creches públicas, por exemplo, estão funcionando com dificuldade.

— Umas cinco creches ficam à disposição no período de férias e a do meu bairro é uma delas. Como só algumas estão em funcionamento, a creche aqui do bairro Guaiuba está atendendo crianças do Itapiruba, Roça Grande e São Thomas. E ela já está enfrentando problema por causa da falta de água — ressalta.

Continua depois da publicidade

Aumento no consumo

Em nota, a Prefeitura do município afirmou que a falta de água é motivada pelo excesso de consumo resultado do aumento no número de habitantes durante a temporada.

— Hoje nós estamos produzindo cerca de 13 milhões e 500 mil litros de água por dia. Em épocas normais, na baixa temporada, esse número cai para oito milhões de litros dia. Se fizermos um consumo racional diário de, aproximadamente, 150 litros por habitante, essa nossa produção teria capacidade de atender até 90 mil pessoas — afirmou, por meio de nota, o Superintendente de Saneamento do município, João Batista Alano.

Uma reunião realizada quarta-feira (1) na empresa responsável pelo abastecimento em Imbituba, a Serrana Engenharia, debateu o assunto.

Além do chefe do Poder Executivo e do Superintendente de Saneamento, estiveram presente o Secretário do Meio Ambiente, Paulo Márcio de Souza, o Secretário de Infraestrutura, Alex Sandro Carpes, o Procurador Geral do município, Gustavo Borba Benetti, e representantes da Serrana Engenharia.

Continua depois da publicidade

A reportagem entrou em contato com a empresa para apurar os encaminhamentos decididos na reunião, mas a gerência afirmou não estar disponível no momento em que foi feito o contato.

Leia mais informações de Imbituba e do Litoral Sul de Santa Catarina