Acostumado a voar milhares de quilômetros em um único mês, o comissário de bordo em voos internacionais Leandro Pardo de Menezes, 37 anos, terá o maior desafio de sua carreira a partir desta sexta-feira até domingo, quando terá de nadar, pedalar e correr mais de 500 quilômetros.
Continua depois da publicidade
:: Acompanhe o desempenho de Leandro nas provas pelo site
O gaúcho residente em Florianópolis, onde compete há 17 anos, será o único representante brasileiro no Ultraman Florida Triathlon, realizado em Orlando, nos EUA. O desafio físico e psicológico conta com 10 km de natação, 421 km de ciclismo e, para arrematar, 84, 4 km de corrida.
Para esta prova de fogo, Leandro encara uma rotina puxada de treinos desde julho, com uma média diária de duas a oito horas de trabalho. A preparação passa por diversas temperaturas, culturas e países.
As folgas de 36 horas após viagens à Europa, e de 24 horas quando o destino é os Estados Unidos, também são aproveitadas no programa de treinos montado pelo técnico Ricardo Dantas. O maior desafio não é encarar exercícios pesados após longas viagens a trabalho, mas manter o mesmo fuso horário do Brasil.
Continua depois da publicidade
– Não posso entrar no fuso, então mantenho os horários daqui nos países por onde vou e isso é muito difícil – diz o triatleta.
A preparação para o Ultraman Florida Triathlon teve passagens por Itália, França, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, onde em janeiro, quando todos sofriam com o calor no Brasil, Leandro treinou ciclismo em um frio de -6ºC.
Como não é dividido por categorias, o Ultraman Florida Triathlon é considerado um desafio ainda maior. O que não desanima o brasileiro. Ao contrário, Leandro está focado em ficar entre os primeiros cinco colocados. Se conseguir, poderá obter pontuação para disputar o Mundial da distância, no Havaí, em novembro.
Quem é Leandro
– Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, mas federado por Santa Catarina, Leandro sempre se dedicou ao esporte. No triatlo a carreira começou em 2004. Hoje é um dos embaixadores do Dash113 Triathlon, um dos maiores eventos da modalidade no país.
Continua depois da publicidade
Principais títulos
– Campeão do Circuito Copa Brasil de Triathlon, categoria 35 a 39 anos, 2012.
– Campeão Catarinense de Duathlon Terrestre, categoria 25 a 29 anos, 2004.
– Representou o Brasil na grande final do Campeonato Mundial de Sprint Triathlon, em Budapeste, na Hungria, em 2010 (obteve a 31ª colocação).
– Quinto lugar no Tribute to Military, em Miami (EUA, na categoria geral, em 2012.