O morador de Blumenau Nelson Cristelli, 63 anos, se deparou com uma assustadora coluna de fumaça vinda da direção do Bairro Paulas, em São Francisco do Sul na manhã desta quarta-feira. O aposentado, acompanhava a reforma da casa de veraneio, na Prainha _ a cerca de 12 quilômetros do local da reação química _ quando ocorreu o incidente que ocorreu na noite de terça-feira que gerou pânico pela cidade.

Continua depois da publicidade

_ É realmente uma coluna de fumaça assustadora. Não sei que informação passaram para a população, criou um alarde muito grande, esvaziou a praia. Havia muito desespero aqui de manhã _ conta.

O pânico pelas ruas da cidade histórica era tamanho, que comerciantes fecharam as portas. Postos de gasolina, mercados, lojas e restaurantes não abriram no dia de fumaça alaranjada.

O aposentado observou que os navios ficaram ancorados, sem entrar no porto. Cristelli conta que o pintor da obra da casa, tentou deixar São Francisco para escapar da fumaça tóxica em Joinville, mas desistiu no meio do caminho por causa das filas no acesso pela BR-280.

Na noite desta quarta-feira, do terraço de um prédio vizinho, o aposentado acompanhava as mudanças no local do incidente alternando com o noticiário.

Continua depois da publicidade

_ Estou a 12 quilômetros. Daqui, não sinto cheiro de nada. Na parte que moro, na Prainha, há muito vento, faz frio. Vamos monitorando a fumaça pelo prédio _ explicou.