Um morador da Grande Florianópolis, de 45 anos, denunciou nas redes sociais que foi recusado por uma empresa devido à idade e a publicação viralizou. Após enviar o currículo para a RHi Gestão de Pessoas, recebeu a resposta “Cancela, passou da idade” de uma especialista em recrutamento.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A mensagem causou revolta tanto em Carlos Augusto Luchetti Junior, que aplicou para a vaga de auxiliar de estoque em São José, quanto nos mais de 2 mil usuários do Linkedin que responderam à postagem, até a publicação da reportagem. 

Carlos é operador de logística, e possui curso superior na área, pela Universidade Cidade de São Paulo. Natural de SP, ele mora na Grande Florianópolis há 9 anos. Atualmente, reside em Palhoça e está a procura de um emprego na região há aproximadamente um mês, após ter sido demitido da última empresa em que trabalhava. 

— O ambiente nesse emprego era muito insalubre, em todos os sentidos, eles me desligaram — relata.

Continua depois da publicidade

Na terça-feira (30), Carlos Augusto aplicou para a vaga que auxiliar de estoque e foi surpreendido pela resposta da recrutadora, identificada apenas mom “K”. Segundo ele, não havia limite de idade na descrição da vaga. 

VÍDEO: Incêndio atinge prédio no Centro de Florianópolis

— No final da tarde, eu tava preparando um café, e vi a resposta. No começo teve o impacto. Eu até achei que ela tinha mandado o e-mail errado, estava querendo falar com alguém de lá, mas ainda assim eu tava sendo motivo de chacota na empresa. — revelou Carlos à reportagem. 

Na quarta-feira (31), decidiu compartilhar o caso no LinkedIn. Foi a primeira publicação dele em 9 anos. “Não me sinto velho, pelo contrário, me sinto muito disposto para trabalhar, para quem fala que não existe discriminação de idade, está aí a prova”, comentou Carlos Augusto. Até a publicação desta notícia, o post possuía mais de 9 mil reações, 2,7 comentários e 245 compartilhamentos.

SC gera um emprego a cada cinco minutos, segundo dados do Caged

Após a repercussão, a RHi entrou em contato com Carlos e se pronunciou sobre o caso, também pelo LinkedIn. Na publicação, a empresa afirma que “a linguagem foi totalmente inapropriada e equivocada e o termo ‘Cancela’ era tão somente para sinalizar um equívoco de agendamento da entrevista com o candidato, uma vez que seu perfil era acima do desejado para a vaga que demandava um perfil júnior”. Segundo Carlos Augusto, a vaga não estava descrita como Júnior. 

Continua depois da publicidade

No LinkedIn, o caso de Carlos foi compartilhado por outros usuários, junto a mensagens de apoio e críticas à empresa de recrutamento. “Eu gostaria de saber qual o endereço da FONTE DA JUVENTUDE dessas pessoas que determinam não contratar pessoas mais velhas, pessoas que ‘passou da idade”, publicou a recrutadora Elizabete Pinheiro. Ele conta também que recebeu dicas para melhorar o perfil na rede social e o currículo. 

Na quinta-feira, enquando a postagem viralizava, Carlos chegou a realizar uma entrevista. Quanto à procura do emprego, ele mostra-se otimista.

— Ultimamente cresceu muito as vagas no meu ramo, quando eu cheguei aqui, não eram tantas — comenta. 

Desemprego no Brasil recua para 9,1%, menor valor desde 2015

Veja a publicação de Carlos Augusto Luchetti

Publicação carlos Augusto
“Cancela, passou da idade” foi a resposta que Carlos recebeu da RHi recrutadora (Foto: Reprodução / LinkedIn)

Veja a nota da RHi Gestão de Pessoas 

“A forma como o retorno chegou equivocadamente ao candidato foi uma falha jamais utilizada como abordagem de devolutiva em nossos processos seletivos. Sabemos o quanto a mensagem descontextualizada gerou indignação e reiteramos o nosso pedido de desculpas.

Continua depois da publicidade

A linguagem foi totalmente inapropriada e era apenas para sinalizar um erro de agendamento da entrevista com o candidato, uma vez que seu perfil era acima do desejado para a vaga.

Imediatamente, após identificarmos o ocorrido entramos em contato com o candidato, os fatos foram esclarecidos e nos retratamos sobre essa situação a qual também repudiamos e que jamais irá se repetir.

A RHi está no mercado há 11 anos, onde já intermediamos mais de 5000 contratações atendendo aos nossos clientes e candidatos sempre

com ética, profissionalismo e respeito a todos.

Medidas administrativas foram e estão sendo adotadas para o aprimoramento constante de nossos serviços.”

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem vai fazer o projeto do Túnel do Morro da Lagoa da Conceição

Catarinenses cortam mercado, água e luz para sobreviver à crise econômica