Em um jogo pouco movimentado e que chegou a dar sono em alguns momentos, o Monterrey fez prevalecer a sua maior categoria e derrotou o Ulsan, da Coreia do Sul, por 3 a 1, em Toyota, no Japão, pelo Mundial de Clubes. Com o resultado deste domingo, os mexicanos se classificaram para as semifinais, enfrentando o Chelsea, na próxima quinta-feira, em busca de uma vaga na grande decisão.
Continua depois da publicidade
Os ingleses poderão encontrar problemas, principalmente pela habilidade de alguns jogadores do Monterrey. Já o Ulsan, um dia antes, terá que ir a campo para duelar pela quinta posição contra o perdedor do encontro entre Sanfrecce Hiroshima e Al Ahly. Corona e Delgado (2) marcaram os gols dos vencedores, enquanto que Keun-Ho Lee descontou.
O jogo começou com o Monterrey mais presente no campo de ataque, dando a impressão de que queria resolver logo a partida. A postura ofensiva foi premiada com a abertura do placar aos nove minutos. Delgado cruzou da direita, De Nigris ajeitou e Corona completou para o fundo da rede.
A desvantagem no marcador abalou o Ulsan, que ficou acuado em seu campo, vendo o Monterrey tocar bola e tentar encontrar espaços para ampliar. Delgado e De Nigris, com um pouquinho mais de boa pontaria, poderiam ter liquidado os coreanos.
Depois dos trinta minutos, porém, o que se viu foi um jogo sonolento, pois o Monterrey diminuiu o ritmo e parou de pressionar, enquanto que o Ulsan não dava sinais de reação, se mostrando satisfeito em perder de pouco.
Continua depois da publicidade
O quadro pouco se alterou no início do segundo tempo, pois o Ulsan continuava com problemas na criação, exibindo uma correria que não resultava em maiores incômodos para a defesa mexicana. Susto mesmo quem levou foi o time asiático aos nove minutos, quando após cobrança de escanteio, Pérez escorou para o fundo do gol. Porém, o árbitro turco Cuneyt Cakir paralisou a jogada marcando corretamente o impedimento.
Depois dos vinte minutos o jogo começou a ganhar em nervosismo, pois o Ulsan adiantou a sua linha de meio-campo e tentou pressionar um pouco mais o Monterrey, que se mostrou assustado com a possibilidade de sofrer o gol de empate. Os mexicanos, porém, tinham problemas para armar os contra-ataques, errando sempre na saída de bola.
Apesar do Ulsan viver seu melhor momento no jogo quem chegou ao gol foi o Monterrey. Aos 31 minutos o time mexicano precisou apenas se inspirar um pouquinho para que, após boa troca de passes na frente, a bola sobrasse para Delgado completar para o fundo da rede.
O segundo gol mexicano foi o suficiente para acabar de vez com os planos do Ulsan de chegar às semifinais. Tanto que o Monterrey chegou com facilidade aos 3 a 0 aos 38 minutos, quando Delgado recebeu de Ayoví, limpou o zagueiro e chutou no canto direito de Youngkwang.
Continua depois da publicidade
Já nos minutos finais o Ulsan conseguiu descontar, porém muito mais pelo erro mexicano do que pelos seus próprios méritos. Mas já era tarde para uma reação.