Um dos festivais de artes cênicas mais interessantes de Santa Catarina, o FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação começa amanhã e leva para cinco cidades espetáculos internacionais e brasileiros. A décima edição será celebrada com a reapresentação do premiado El Avaro de Molière, espetáculo da companhia espanhola Tàbola Rassa na abertura, hoje e amanhã, no Teatro Ademir Rosa (CIC) em Florianópolis. O espetáculo foi apresentado no primeiro FITA, em 2007, e agora terá uma versão em português.

Continua depois da publicidade

Leia a programação completa do 10º FITA em Santa Catarina

Veja a programação completa da Feira Parque Gráfico

A montagem premiada e apresentada em mais de 15 países é uma adaptação de O Avarento, de Moliàre. Os protagonistas da comédia visionária são torneiras, tubos e mangueiras, recipientes manipulados, à vista, por dois atores que animam nada menos que nove personagens e dão lugar a uma atípica e divertida versão do clássico, no qual a água é objeto de cobiça.

Continua depois da publicidade

Dos 11 espetáculos da programação deste ano, cinco são catarinenses – uma amostra de que a linguagem das formas animadas está crescendo e se profissionalizando no Estado, muito graças ao próprio festival e às duas faculdades públicas de teatro de Santa Catarina.

As principais notícias de cultura e entretenimento no Brasil e em SC

— E a tecnologia chega e toma conta. Os espetáculos estão muito tecnológicos, tanto na confecção de bonecos como na manipulação de imagem — diz Sassá Moretti, idealizadora do festival.

A montagem #Mergulho, por exemplo, do estreante no festival Eranos Círculo de Arte, de Itajaí, é baseada em projeções digitais ao vivo.

Continua depois da publicidade

— O Círculo já trabalha com pesquisa entre artes cênicas e projeção digital. É um espetáculo imagético em que o público pode e deve participar — diz o ator Leandro Mamam.

A peça é dirigida para crianças da primeira infância, de um a seis anos, e foi concebida a partir de pesquisas do Círculo em escolas públicas de Itajaí com a técnica da imaginação ativa. Toda a dramaturgia foi construída a partir de elementos que surgiram desse trabalho com crianças.

— Não é linear, como não é linear o pensamento das crianças — conclui Mamam.

SETE DIAS DE PROGRAMAÇÃO

Até 20 de maio 11 grupos realizam 36 apresentações nos principais espaços cênicos de Florianópolis, São José, Biguaçu, Balneário Camboriú e Joinville. Três oficinas serão realizadas na programação paralela, além de mesa de conversa e a exposição Bonecos em Cartaz, no Hall do Teatro Ademir Rosa.

Continua depois da publicidade

Das 11 companhias, três são convidadas internacionais: Jabru Teatro de Títeres, da Colômbia, com a peça Clownti; Tàbola Rassa, da Espanha, com El Avaro de Molière; e Sergio Mercurio, da Argentina, com Viejos de Mi...A curadoria do festival foi guiada pelo desejo de contemplar o público que já acompanha teatro de animação e atrair novos espectadores.

— Foram várias etapas e análise de centenas de grupos para se chegar a essa seleção, levando em conta também, além da qualidade, a disponibilidade de espaços e verba. É um festival pequeno mas de altíssima qualidade — ressalta Sassá Moretti.

Os diversos universos do teatro de animação e da hibridação aparecem nas montagens selecionadas, com trabalhos construídos em torno de bonecos, objetos, máscaras e sombras, projeções.

Continua depois da publicidade

AGENDE-SE

O quê: El Avaro de Molière, da cia. Tàbola Rassa(Espanha)

Quando: sábado, às 20h, e domingo, às 16h

Onde: Teatro Ademir Rosa, no CIC (Av. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)

Quanto: R$ 20 / R$ 10 (meia). Gratuito para organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino mediante agendamento prévio.