A montagem dos tapetes de Corpus Christi mobilizou dezenas de pessoas na manhã desta quinta-feira em Itajaí. Crianças e adultos se reuniram em frente à Igreja Matriz para dar vida a nove mil quilos de serragem colorida, esculpindo desenhos relacionados à paz e aos 60 anos da catedral da cidade. À tarde, centenas de fiéis também participaram da procissão no Centro, percorrendo o entorno da igreja.

Continua depois da publicidade

Mais do que uma tradição religiosa, a confecção dos tapetes de Corpus Christi é um ritual que passa de pai para filho. Moradora de Itajaí, Luana Costa de Moraes fez questão de levar a filha Amabily, de 2 anos, para ajudar na montagem dos tapetes na manhã desta quinta-feira. Pela primeira vez a menina pôde moldar a serragem colorida e dar forma aos traços que encantaram o público que acompanhou os festejos.

– Eu sempre participei das caminhadas e quando era criança decorava os tapetes, por isso quis levar minha filha e ela adorou ter participado – conta.

Luana explica que participar das celebrações religiosas e envolver os filhos é também uma forma sadia de educá-los.

Quem também ajudou na montagem dos tapetes em Itajaí foi um grupo de 38 casais. Eles levaram a família para elaborar um dos tapetes em frente à Igreja Matriz. Cristiane de Mello da Costa conta que a inspiração foram os vitrais da catedral:

Continua depois da publicidade

– Este ano foi bastante trabalhoso montar o tapete, começamos bem cedo. O desenho é uma homenagem aos 60 anos da matriz – explica.

A moradora também ressalta que participar da celebrar com toda a família é uma forma de dar um exemplo positivo aos filhos.

Foto: Marcos Porto / Agência RBS