De olho na perspectiva de avanço da economia e na demanda por automóveis nos próximos anos, as 25 montadoras de veículos e máquinas agrícolas instaladas no Brasil preparam investimentos de US$ 11,2 bilhões para o período entre 2010 e 2012. A projeção foi divulgada pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, que assumiu ontem o comando da entidade para o período 2010-2013, substituindo o gaúcho Jackson Schneider.
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Segundo o novo comandante da indústria automotiva nacional, os recursos devem ser aplicados tanto em ampliação e construção de fábricas, quanto em melhoria de processos de produção e em centros de desenvolvimento de tecnologias. O volume representa uma aceleração de 38,3% no ritmo de investimentos do segmento, que aplicou US$ 8,1 bilhões entre 2007 e 2009.
– Isso mostra que as empresas estão acreditando no crescimento do país – disse.
Belini anunciou que pretende negociar com o governo federal a criação de um plano para melhorar a competitividade das montadoras. A ideia é criar um projeto que englobe planos de melhoria nos sistemas de logística utilizados na cadeia produtiva e incentive a formação de mão de obra.
– Esse é o principal desafio do Brasil – diz Belini, também presidente do grupo Fiat para a América Latina.
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Sobre o desempenho do setor em 2010, Belini acredita que a queda nas vendas em abril, primeiro mês depois do fim do IPI reduzido, não deve alterar a meta de crescer 8,2%, chegando a 3,4 milhões de unidades vendidas. Para o executivo, a redução se deve ao fato de muitos consumidores terem antecipado compras para aproveitar o fim do benefício tributário.
João Guedes viajou para São Paulo a convite da Anfavea
De olho na perspectiva de avanço da economia e na demanda por automóveis nos próximos anos, as 25 montadoras de veículos e máquinas agrícolas instaladas no Brasil preparam investimentos de US$ 11,2 bilhões para o período entre 2010 e 2012. A projeção foi divulgada pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, que assumiu ontem o comando da entidade para o período 2010-2013, substituindo o gaúcho Jackson Schneider.
Segundo o novo comandante da indústria automotiva nacional, os recursos devem ser aplicados tanto em ampliação e construção de fábricas, quanto em melhoria de processos de produção e em centros de desenvolvimento de tecnologias. O volume representa uma aceleração de 38,3% no ritmo de investimentos do segmento, que aplicou US$ 8,1 bilhões entre 2007 e 2009.
– Isso mostra que as empresas estão acreditando no crescimento do país – disse.
Belini anunciou que pretende negociar com o governo federal a criação de um plano para melhorar a competitividade das montadoras. A ideia é criar um projeto que englobe planos de melhoria nos sistemas de logística utilizados na cadeia produtiva e incentive a formação de mão de obra.
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– Esse é o principal desafio do Brasil – diz Belini, também presidente do grupo Fiat para a América Latina.
Sobre o desempenho do setor em 2010, Belini acredita que a queda nas vendas em abril, primeiro mês depois do fim do IPI reduzido, não deve alterar a meta de crescer 8,2%, chegando a 3,4 milhões de unidades vendidas. Para o executivo, a redução se deve ao fato de muitos consumidores terem antecipado compras para aproveitar o fim do benefício tributário.
João Guedes viajou para São Paulo a convite da Anfavea