As três maiores montadoras de automóveis dos Estados Unidos – General Motors, Ford e Chrysler -, apresentaram nesta terça-feira (2) ao Congresso americano uma proposta de plano de resgate por parte do governo para evitar que elas entrem em colapso.

Continua depois da publicidade

No último dia 20 de novembro, os líderes do Senado e da Câmara dos Representantes haviam dado um prazo até 2 de dezembro para que elas apresentassem um plano de viabilidade para que o Congresso pudesse votar uma ajuda governamental às empresas.

No total, o auxílio pedido pelas três montadoras é da ordem de US$ 34 bilhões. O plano ainda prevê cortes de gastos, a redução nas dívidas das empresas e um maior investimento em energias limpas em troca dos empréstimos.

A Ford e a General Motors inclusive propuseram que os rendimentos anuais de seus diretores-executivos passem a ser de apenas US$ 1 caso o Congresso aprove a ajuda emergencial.

As vendas das três montadoras caíram drasticamente no último mês, na medida em que os consumidores estão gastando menos por causa da crise econômica. A Ford vendeu em novembro 31% menos veículos em relação ao mesmo período de 2007. Já as vendas da GM caíram 41% neste mês e as da Chrysler 47%.

Continua depois da publicidade