As marcas que apresentam seus lançamentos no Salão do Automóvel de São Paulo 2012 estão preocupadas em desenvolver veículos que causem menos impacto no meio ambiente e que atraiam o público jovem, mais interessados pelas inovações tecnológicas do que com a potência do motor.

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Para isso, investem nos painéis com telas touch screen, em sistemas que se conectam aos aparelhos tecnológicos do cliente, mas sem esquecer de renovar o desenho dos modelos, também, tornando-os mais esportivos.

Os veículos elétricos, ainda que em sua maioria apresentados como carros-conceito, são destaque nos estandes de qualquer marca que os tenha desenvolvido. A propaganda para atrair o visitante é simples: eles não emitem poluentes ao meio ambiente.

Mas o preço que viria para o Brasil ainda não é vantajoso quando comparado com o desempenho dos movidos a combustível, ainda mais se o motorista pensar na infraestrutura das cidades brasileiras para atender a necessidade de recarga do carro em plena avenida.

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Para quem não se arrisca a comprar um elétrico, mas simpatiza com sua causa, uma opção são os carros híbridos. Na última segunda-feira, o Prius foi o lançamento da Toyota para o Brasil, com motor elétrico e a gasolina. O veículo é o híbrido mais vendido no mundo todo, com quase 3 milhões de unidades comercializadas. E, além de reduzir os poluentes emitidos, ajuda o bolso do cliente: um tanque é suficiente para rodar, em média, 800 quilômetros.

Entre uma fala e outra de diretores e presidentes das marcas expostas em São Paulo, outra tendência se repetiu: a de rejuvenescer os modelos de carros e as campanhas dos expositores. Até a Mercedes-Benz, associada a um público consumidor mais velho, ressaltou o “espírito jovem” em que estão investindo.

O modelo Classe B, primeiro da nova linha de compactos, foi lançado com design esportivo e diretamente ligado a “casais jovens”, como a empresa mencionou durante sua apresentação. Quando não é no design, os veículos ganham acessórios internos, como itens de personalização e sistemas que permitem navegar pela internet e até escutar as notícias e as novidades nas redes sociais – tudo com apenas alguns cliques no painel do carro.

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