De pequenos, eles só têm o tamanho. Em geral, possuem até quatro metros de comprimento e são chamados de compactos de luxo, que ganham versões em diferentes montadoras e fazem crescer o segmento automotivo no país. Especialmente entre os motoristas que buscam mobilidade no meio urbano e não dispensam conforto e tecnologia. Esse público está disposto a pagar alto, mais de R$ 70 mil por um carro, sem ter de se deparar apenas com a imponência de modelos grandes.

Continua depois da publicidade

Eduardo Scheer, diretor das lojas Mini, da Top Car, diz que a concorrência aumentou muito há um ano. O Cooper S, modelo mais vendido na concessionária, disputa o segmento com o A1, da Audi; os novos DS3, da Citroën; 500, da Fiat; e Smart MHD, da Mercedes-Benz.

– Isso se deu pela mobilidade urbana, que a cada dia está pior. Esses carros já são maioria na Europa, onde as ruas são menores e há menos locais para estacionar – afirma.

Mas não basta apenas reduzir o espaço. O candidato a comprar um dos modelos precisa ter dinheiro. Para a maioria dos donos de compactos de luxo, o veículo é o segundo da família e utilizado apenas para passeio.

Continua depois da publicidade

É o caso do Novo Fusca. O vendedor da Vox, Luís Henrique Witt, explica que quem já teve um fusca há muito tempo agora consegue comprar a nova versão como um segundo carro, o que faz com que o consumidor volte no tempo e se sinta adquirindo o primeiro veículo.

O público consumidor do menor carro do país, o Smart – 2m69cm de comprimento -, também costuma ter mais de um automóvel. Conforme Isabela Raccioppi, supervisora de vendas da DVA, cerca de 15 veículos são vendidos por mês em SC.

A aposentada Vandionira Raulino dirige uma versão vermelha do compacto na Capital. Antes de comprá-lo, em maio deste ano, ela já era encantada pelos modelos que via nos Estados Unidos e na Europa.

Continua depois da publicidade

– Ele (Smart) é uma gracinha e tem lataria forte. É muito bom para estacionar e corre muito também.

Na vitrina das concessionárias

Audi A1

– Entre R$ 93 mil e R$ 135 mil

– Porta-malas de 270 litros

– Consumo médio de 16 km/litro na estrada e 11 km/litro na cidade

– 3m95cm de comprimento

Mini Cooper S

– A partir de R$ 99.950

– Porta-malas de 200 litros

– Consumo médio de 12 km/litro

– 3m72cm de comprimento

Novo Fusca

– Entre R$ 76 mil e R$ 81 mil

– Porta-malas de 310 litros

– Consumo de 14 km/litro na estrada e 11 km/litro na cidade

– 4m27cm de comprimento

Smart

– R$ 52,5 mil

– Porta-malas de 340 litros

– Consumo médio de 25 km/litro na estrada e 15 km/litro na cidade

– 2m69cm de comprimento