De pequenos, eles só têm o tamanho. Em geral, possuem até quatro metros de comprimento e são chamados de compactos de luxo, que ganham versões em diferentes montadoras e fazem crescer o segmento automotivo no país. Especialmente entre os motoristas que buscam mobilidade no meio urbano e não dispensam conforto e tecnologia. Esse público está disposto a pagar alto, mais de R$ 70 mil por um carro, sem ter de se deparar apenas com a imponência de modelos grandes.
Continua depois da publicidade
Eduardo Scheer, diretor das lojas Mini, da Top Car, diz que a concorrência aumentou muito há um ano. O Cooper S, modelo mais vendido na concessionária, disputa o segmento com o A1, da Audi; os novos DS3, da Citroën; 500, da Fiat; e Smart MHD, da Mercedes-Benz.
– Isso se deu pela mobilidade urbana, que a cada dia está pior. Esses carros já são maioria na Europa, onde as ruas são menores e há menos locais para estacionar – afirma.
Mas não basta apenas reduzir o espaço. O candidato a comprar um dos modelos precisa ter dinheiro. Para a maioria dos donos de compactos de luxo, o veículo é o segundo da família e utilizado apenas para passeio.
Continua depois da publicidade
É o caso do Novo Fusca. O vendedor da Vox, Luís Henrique Witt, explica que quem já teve um fusca há muito tempo agora consegue comprar a nova versão como um segundo carro, o que faz com que o consumidor volte no tempo e se sinta adquirindo o primeiro veículo.
O público consumidor do menor carro do país, o Smart – 2m69cm de comprimento -, também costuma ter mais de um automóvel. Conforme Isabela Raccioppi, supervisora de vendas da DVA, cerca de 15 veículos são vendidos por mês em SC.
A aposentada Vandionira Raulino dirige uma versão vermelha do compacto na Capital. Antes de comprá-lo, em maio deste ano, ela já era encantada pelos modelos que via nos Estados Unidos e na Europa.
Continua depois da publicidade
– Ele (Smart) é uma gracinha e tem lataria forte. É muito bom para estacionar e corre muito também.
Na vitrina das concessionárias
Audi A1
– Entre R$ 93 mil e R$ 135 mil
– Porta-malas de 270 litros
– Consumo médio de 16 km/litro na estrada e 11 km/litro na cidade
– 3m95cm de comprimento
Mini Cooper S
– A partir de R$ 99.950
– Porta-malas de 200 litros
– Consumo médio de 12 km/litro
– 3m72cm de comprimento
Novo Fusca
– Entre R$ 76 mil e R$ 81 mil
– Porta-malas de 310 litros
– Consumo de 14 km/litro na estrada e 11 km/litro na cidade
– 4m27cm de comprimento
Smart
– R$ 52,5 mil
– Porta-malas de 340 litros
– Consumo médio de 25 km/litro na estrada e 15 km/litro na cidade
– 2m69cm de comprimento