Colunista de Economia
Desta vez, está fechado mesmo o acordo entre o governo do Estado e a montadora chinesa Foton para instalar uma fábrica de caminhões em Guaíba.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira, o governador Tarso Genro anuncia investimento de R$ 250 milhões. O assunto, aliás, foi tratado nesta segunda no Rio de Janeiro com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Foi Tarso, ao lado do secretário Mauro Knijnik, quem comandou diretamente as negociações nos últimos dias.
O vice-presidente da Foton, Orlando Merluzzi, desembarca nesta terça na Capital para uma reunião com o Executivo, na qual deve fechar o acerto sobre a construção da indústria.
O governo negociou com a Beiqi Foton Motor Company durante meses. Mas, no início de julho, a indústria anunciou ter desistido de instalar a fábrica aqui e culpou a “burocracia e lentidão” do Piratini pelo insucesso.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, resolveu implantar a unidade no Rio de Janeiro, que teria negociado de forma “muito ágil” para obter o investimento.
No início deste mês, porém, a Foton voltou a procurar o Estado para retomar a negociação, porque não aprovou nenhuma das duas áreas oferecidas pelo governo fluminense.