Ao celebrar 15 anos de existência, é inegável dizer que a linha Ford Raptor tornou-se um verdadeiro ícone no universo off-road. Desenvolvida pela Ford Performance, a divisão especializada em veículos de alto desempenho e competições da marca, a criação foi inspirada nos carros de corrida Baja, que enfrentam as implacáveis dunas do deserto. A Raptor ganhou rapidamente a fama de “monstro das trilhas”.

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A primeira versão da Raptor teve sua base na F-150, que mais tarde deu origem à Ranger Raptor e ao Bronco Raptor. 

No Brasil, a Ranger Raptor chama a atenção por onde anda: além do visual robusto, basta acelerar para que a picape exiba toda sua selvageria pelo motor 3.0 V6 biturbo de 397 cv de potência, capaz de levá-la de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. Isso a torna a picape mais rápida vendida por aqui, independentemente da superfície. A transmissão é automática de 10 marchas.

A Ranger Raptor que é vendida no Brasil por R$ 475 mil vem importada da Tailândia, um raro exemplar de picape esportiva, sem concorrentes diretos no Brasil. 

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Como começou

O conceito inicial da Raptor visava democratizar o acesso a uma picape projetada para conquistar os terrenos mais desafiadores, ampliando os horizontes das aventuras fora de estrada para um público mais amplo. 

Uma equipe dedicada de engenheiros, designers e entusiastas do off-road trabalhou no projeto, gerando grande entusiasmo com os protótipos iniciais. 

A marca Raptor tem se transformado ao longo dos anos, expandindo-se para novos segmentos. Após o lançamento da F-150 Raptor, em 2010, a linha foi ampliada em 2019 com a adição da Ranger Raptor e, em 2021, com o Bronco Raptor, o primeiro SUV do mundo inspirado nas corridas Ultra4. 

Veja fotos da Ford Raptor

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Tecnologia da suspensão e sucesso no Rally Dakar

No desenvolvimento da linha Raptor, não basta apenas combinar potência e estilo. É essencial criar uma suspensão de alto desempenho, capaz de enfrentar as exigências dos terrenos desérticos, que podem apresentar mudanças rápidas e desafiadoras.

Enquanto a maioria dos carros de alta performance foca predominantemente no desempenho do motor, na Raptor, o verdadeiro destaque reside na sua suspensão. O desenvolvimento dos amortecedores Fox da Raptor é um exemplo claro de como a Ford utiliza os desafios das corridas para testar e aprimorar novas tecnologias.

A primeira geração da F-150 Raptor revolucionou o desempenho off-road ao introduzir amortecedores passivos internos bypass de 2,5 polegadas, de curso longo, para garantir que a picape mantivesse alta velocidade em terrenos irregulares, sem comprometer conforto e durabilidade.

Na segunda geração, a F-150 Raptor trouxe mais inovações, como amortecedores aprimorados para 3 polegadas, o que permitiu que a picape de corrida utilizasse uma versão levemente modificada dos amortecedores de produção, substituindo os modelos externos bypass com grande eficiência.

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A introdução da tecnologia digital com os controles de suspensão Live Valve proporcionou um gerenciamento eficiente da absorção de impactos. 

Com a chegada da terceira geração da F-150 Raptor em 2024, a inovação foi acompanhada por amortecedores Live Valve duplos de 3 polegadas, que se ajustam ativamente ao estilo de condução e às condições do terreno.

A nova Raptor T1+, que conquistou o terceiro lugar em sua estreia no Rally Dakar 2025, também vem equipada com amortecedores Fox e se destacam como favoritos entre os pilotos.

Argentina vende a F-150 Raptor

Depois que a Ford argentina começou a vender a F-150 Raptor com motor 3.5 V6 de 456 cv, cresceu a expectativa da versão mais arisca da picape pudesse desembarcar por aqui. Considerando a diferença de preço das versões Raptor de Ranger e F-150 do país vizinho, poderíamos esperar algo em torno de R$ 650 mil. Será que ela vem?

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Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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