A vendedora Crislaine Coelho da Silva trabalha há um ano e meio em uma loja na esquina das ruas Monsenhor Gercino e Petrópolis, na zona Sul de Joinville. O movimento de veículos no local é grande e ela já se acostumou a presenciar acidentes

Continua depois da publicidade

no cruzamento das vias, desde colisões entre carros no trilho do trem até conversões ilegais que acabam em batidas.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Segundo um levantamento do Corpo de Bombeiros Voluntários, a rua Monsenhor Gercino foi a líder em acidentes na cidade no ano passado, com 190 ocorrências.

– Às 18 horas, dá muito acidente por aqui e, geralmente, é porque os motoristas estão com pressa e não têm paciência para esperar. A rua dá acesso a muitos bairros e quem não conhece bem a região tem que ir devagar – conta a vendedora.

Continua depois da publicidade

A semelhança entre as cinco ruas com o maior número de acidentes é justamente por elas serem grandes vias de acesso a diferentes regiões da cidade. Em segundo lugar, com 95 ocorrências, aparece a rua Dona Francisca, que sai do Centro e corta a cidade até a zona Norte. Na sequência, ainda aparecem as ruas Albano Schmidt, Santos Dumont e 15 de Novembro, que ligam a região central até as zonas Leste, Norte e Oeste, respectivamente.

Segundo o subcomandante dos bombeiros, Jackson Jasper, o maior número de acidentes acontece em horários de pico, quando as ruas ficam mais travadas. É quando ocorrem as batidas menores, sem vítimas feridas. De acordo com ele, os períodos mais comuns são durante a manhã e final da tarde, quando os motoristas entram e saem do trabalho, antes e depois do almoço, e no final do dia, principalmente,

por causa da saída dos estudantes das universidades.

– Já sabemos que temos que ficar preparados nessas horas para o atendimento à comunidade – diz.

O levantamento dos bombeiros ainda mostra que, em relação aos dias da semana, o sábado, a sexta e a quarta-feira foram os que apresentaram maior número de ocorrências. Por outro lado, o domingo foi o dia com menos registros de acidentes em 2015. No entanto, o subcomandante ressalta que durante o final de semana e a madrugada é quando ocorrem os casos mais graves de acidente no trânsito de Joinville.

Continua depois da publicidade