A intervenção urbana em comemoração aos 50 anos da personagem de Mauricio de Sousa teve início na última sexta-feira, em São Paulo, com a instalação de 50 esculturas, customizadas por diferentes artistas, em vários pontos da cidade. Porém, três delas já sofreram vandalismo. Segundo nota enviada pela Panini/Mauricio de Sousa Produções, isso já era esperado.

Continua depois da publicidade

Três esculturas foram pichadas: a da Praça Benedito Calixto teve uma suástica pintada na testa; as outras duas estão na Avenida Paulista e na Praça Nossa Senhora do Bom Parto, no Tatuapé. A da rua Oscar Freire foi furtada.

Em nota, a produtora não enfatiza o vandalismo, em vez disso comenta o sucesso da ação e a reação dos fãs no sentido de ajudar a preservar as peças expostas.

Leia a íntegra do comunicado:

Continua depois da publicidade

“O grande sucesso da ação Mônica Parade na cidade de São Paulo vem obtendo resultados acima das expectativas, com as pessoas fotografando ao lado das 50 esculturas customizadas por artistas e postando nas redes sociais. Por ser uma intervenção urbana, infelizmente houve alguns poucos casos de pichações e um desaparecimento, que está sob investigação policial. Esses casos geraram uma reação imediata dos fãs: ajudar a preservar as esculturas e estar vigilantes sobre qualquer dano que possa ser causado. Mesmo porque, ao término do período de exposição, as esculturas serão leiloadas em prol das crianças atendidas pelo UNICEF.

O respeito não só pela homenagem aos 50 anos da personagem mais querida do Brasil, mas pelas obras dos artistas convidados demonstra que a cidade apoia esse tipo de iniciativa de interação do público com a arte nas ruas. A exposição irá até o dia 8 de dezembro.”