O youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, foi condenado pela Justiça Federal de São Paulo a um ano, um mês e 11 dias de prisão em regime semiaberto por injúria contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também deve pagar uma indenização de R$ 50 mil. As informações são da Folha de S. Paulo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A decisão foi proferida em 2 de outubro pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo. Ainda cabe recurso.

Flávio Dino foi procurado pela Folha e informou, via assessoria de imprensa, que não vai comentar a decisão. Monark não foi localizado até a última atualização desta reportagem.

Falas feitas em um podcast

As falas de Monark consideradas ofensivas a Dino foram feitas em uma transmissão do podcast do youtuber na internet, em 17 de maio de 2023. Na época, Flávio Dino era ministro da Justiça do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Continua depois da publicidade

Monark é multado em R$ 300 mil por descumprimento de decisão do STF

Na transmissão, Monark chamou o então ministro de “autoritário do caramba” e “gordola”. Na ocasião, ele reagia a um discurso de Dino em uma reunião do Ministério com representantes de plataformas digitais.

Durante a reunião, Dino criticava os termos de uso de redes sociais e falou que não permitiria uma “epidemia de assassinatos em escolas por causa dos termos de uso do Twitter”, em referência ao massacre em Blumenau, semanas antes.

No podcast, Monark interrompeu o vídeo e fez críticas às falas do ministro:

— Olha o que esse Dino faz, olha o quão perverso é a mente de um homem, o quão malicioso e maldito é a mente desse cara. O cara está pegando crimes que aconteceram em escolas, envolvendo crianças, e tá usando a morte dessas crianças para justificar tirar a liberdade da população — disse.

Leia também

Moraes proíbe que Monark espalhe fake news sobre eleições e manda redes bloquearem perfis

Monark é desligado de podcast após defender partido nazista