A Copa do Mundo se aproxima, e com ela as lembranças de Mundiais passados. Há muita história para contar das 19 edições anteriores, mas como seria praticamente impossível citar tudo que os torneios já produziram, ZH Esportes irá enfileirar momentos marcantes nesses 84 anos.

Continua depois da publicidade

Confira as matérias da série Momentos da Copa

Diariamente, até o início do evento, serão publicados cinco destaques de um determinado tema. Certamente muitos faltarão, e contamos com você, leitor, para relembrar essas relíquias do futebol.

Continua depois da publicidade

Confira cinco músicas:

Pra frente Brasil – México (1970)

O tricampeonato brasileiro naquela Copa de 1970 foi embalado pelo refrão:

“Noventa milhões em ação. Pra frente Brasil. Salve a seleção!”

Apesar de o número de brasileiros já ter dobrado e alcançado mais de 200 milhões de pessoas, a música ainda é lembrada pelos torcedores às vésperas de todas as Copas depois de 1970. Na época, o regime militar do Brasil se apropriou fortemente do discurso de amor à Seleção e adotou o hit como praticamente um hino.

Voa, canarinho – Espanha (1982)

Escrita pelo lateral-esquerdo Junior, a música Voa, canarinho marcou aquela Seleção favorita ao título da Copa, mas que surpreendeu ao cair por 3 a 2 diante da Itália. Com Falcão, Sócrates, Zico e cia, o time não conseguiu alçar voo até a semifinal da competição.

La Copa De La Vida – França (1998)

Cantada por Ricky Martin, a música da Copa de 1998 embalou a seleção da França para a conquista em casa, diante de sua torcida. Neste ano, o cantor também interpreta uma das músicas oficiais da competição.

Deixa a vida me levar – Coreia do Sul e Japão (2002)

A canção de Zeca Pagodinho foi o tema da conquista do Penta pela Seleção Brasileira. Após bater a Alemanha na final por 2 a 0, a festa foi comandada por Ronaldinho Gaúcho, que cantava a música enquanto tocava cuíca.

Continua depois da publicidade

Waka Waka – África do Sul (2010)

Quem assistiu à última Copa do Mundo certamente deve se lembrar do hit de Shakira. Depois das vuvuzelas, é um dos sons que mais marcou a competição.