Com a retomada das aulas na rede estadual de ensino em Santa Catarina nesta quinta-feira (18), ainda com a preocupação referente à pandemia de coronavírus, o ano letivo de 2021 terá três opções – ensino presencial, remoto ou híbrido (que mistura as duas modalidades). Em entrevista ao CBN Hub, da CBN Diário, o secretário de Estado de Educação, Luiz Fernando Vampiro, acredita que o retorno às atividades precisa ter a integração entre professores. alunos e pais.

Continua depois da publicidade

– É um momento de união, não de apontar dedos. É um novo momento, de construirmos juntos uma educação de Santa Catarina – declarou Vampiro.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Segundo o secretário, os estudantes da rede estadual em SC receberão kit alimentação e terão acesso às ferramentas online de ensino, se eles estiverem no formato de ensino não presencial. O modelo remoto ou híbrido dependerá de haver professores e alunos em grupo de risco, ou os pais que assinaram um termo de responsabilidade para que os filhos ainda não retornem para as salas de aula.

– Ou essa turma será desmembrada em duas, por causa do espaço físico (da sala), ou metade da turma terá 15 dias de aula presencial e (depois) 15 dias de aula remota. (Mas) não adianta ter distanciamento de 1,5m na sala, e não na fila do refeitório. Nosso regulamento deriva nas escolas privadas e municipais. Devemos nos moldar nessas questões para atender a demanda de alunos, pais e professores, e termos as medidas de segurança, que é mundial, respeitada em SC – explicou o secretário.

Continua depois da publicidade

> Estado amplia público-alvo da vacina contra covid-19, mas reduz total de pacientes com comorbidades

Está em vigor, desde terça-feira, o novo decreto que autoriza o retorno das atividades com 100% da capacidade das salas em SC, independente do potencial de risco para Covid-19 indicado pela Secretaria de Estado da Saúde. O mapa mais recente, divulgado no último sábado, aponta 12 regiões em nível gravíssimo (o mais alto), e quatro regiões em nível grave (o segundo mais alto)

– A retomada das aulas com segurança é medida que se impõe nesse momento – disse o titular da secretaria de Estado da Educação

> Volta às aulas em SC: crianças menores de 6 anos não serão obrigadas a usar máscara

> Volta às aulas e transporte coletivo: Procon SC notifica empresas por mais ônibus

As escolas que tenham algum problema de estrutura – devido a algum evento climático, por exemplo – terão o reinício com ensino remoto. Além diso, as aulas presenciais foram suspensas em Chapecó, que enfrenta um colapso no sistema de saúde por causa da falta de leitos de UTI. Assim, as aulas na rede estadual na maior cidade do Oeste vão começar nesta quinta-feira com o formato online.

Continua depois da publicidade

Ouça a reportagem: