Um molusco, conhecido como dragão azul, foi flagrado em uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo. Em imagens divulgadas nas redes sociais, o animal aparece encalhado na areia da praia. As informações são do G1. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Conheça o “dragão azul”, molusco exótico com mesma toxina da água-viva

O dragão azul não é venenoso, mas pode soltar uma toxina e queimar a pele de quem, por ventura, o tocar. Quem encontrou o raro molusco foi a arquiteta Dalma Mesquida Ferreira. Em entrevista ao G1, nesta quarta-feira (8), Dalma contou que, em primeiro momento, achou que poderia ser um pedaço de plástico. 

> “Dragão azul”, molusco com mesma toxina da água-viva, aparece no Litoral Sul de SC

Continua depois da publicidade

– Quando eu cheguei perto e vi que aquilo se mexia, a minha primeira reação foi verificar se a onda estava chegando para levar embora – explica.

Rara aparição

De acordo com Gemany Caetano, mestranda em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, o animal não é raro, mas sua aparição é. Segundo a especialista, a ventania e a corrente marítima podem fazer com que eles encalhem na faixa de areia.

> Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

– Ele não apresenta muita mobilidade e nem natação ativa. Quando encalha, se a maré não alcançá-lo para levá-lo de volta, ele acaba morrendo ali – explica.

Leia também

Justiça proíbe caminhoneiros de fechar rodovias federais de SC

Rodovias de SC seguem com bloqueios após atos de 7 de setembro; veja

Bolsonaro enfrenta resistência para reunir Conselho da República na quarta-feira